Publicada em 24/11/2021, às 14h50 | Atualizada em 24/11/2021, às 15h42

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luís Oliveira

Emef em Joana D’Arc envolve estudantes com experiências de reações químicas


Foto Divulgação
Aula de Química

Você sabia que inúmeras reações químicas ocorrem em nossa volta, o tempo todo? A nossa digestão, a respiração e o gás utilizado no fogão, que cozinha a nossa comida, são exemplos de reações químicas que ocorrem todos os dias, ao longo da nossa vida.

Por isso, um projeto multidisciplinar envolvendo Ciências, Matemática e Geografia, desenvolvido com os estudantes do 6º, 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc, demonstrou a importância de compreender as inúmeras reações químicas que ocorrem no nosso cotidiano.

Os trabalhos do projeto foram conduzidos pelas professoras Adriana Ribeiro e Beatris Marchesi, pelo professor Rogério Almeida e pela pedagoga Terezinha Gonçalves.

Os principais objetivos eram definir e entender o que é uma reação química, conhecer a química que rege os corpos humanos e ainda demonstrar exemplos de reações que ocorrem no dia-a-dia.

Foto Divulgação
Aula de Química

Experimento

Após aprenderem toda a teoria e conceitos em sala de aula, os estudantes colocaram a mão na massa e fizeram um experimento em tempo real, utilizando garrafa pet, bexiga, vinagre, corante vermelho e bicarbonato de sódio.

O experimento consistia em misturar o vinagre a um corante vermelho e acrescentar o bicarbonato de sódio, resultando numa reação química, que ocasiona a liberação de gás carbônico.

Satisfação

A professora de Ciências da unidade de ensino, Adriana Ribeiro, avaliou que a atividade e todo o projeto em si foram importantes para o entendimento dos estudantes acerca de um tema tão importante para sua formação.

“A experiência foi bem gratificante, ao ver a felicidade e o interesse dos estudantes pela informação e investigação. Na maioria das vezes, o conteúdo e a aprendizagem ficam apenas nos livros didáticos. E com essas atividades práticas, eles tiveram a oportunidade de vivenciar aquilo que estava na teoria”, disse.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)