Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Empreendedorismo: mais de 30 mil consultas para abrir empresas ou construir

Publicada em

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Leonardo Silveira
Baía de Vitória com a Enseada do Suá ao fundo
Vitória se torna cidade cada vez mais atrativa para novos investimentos (ampliar)

A qualidade de vida dos moradores e a grande concentração de empregos e de serviços públicos e privados de ponta tornam Vitória uma cidade atrativa para investimentos. Prova disso é o número de consultas virtuais para abrir empresas ou construir/reformar na capital. Em 2019, até a primeira quinzena de setembro, foram 32.411.

De 2013 a 2019, foram 263.645 consultas prévias emitidas pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Ela é o primeiro passo para empreender, pois permite checar, antes da abertura da empresa, as atividades comerciais permitidas no imóvel, segundo o Plano Diretor Urbano (PDU), que é a legislação urbanística que define usos na cidade.

Assim, o empreendedor evita prejuízos no aluguel ou aquisição do espaço para a futura empresa. A consulta prévia é feita com poucos cliques pela internet. Veja aqui. Basta ter em mãos a inscrição fiscal do imóvel e o código da atividade CNAE.

A consulta prévia também informa os potenciais construtivos do imóvel, como altura máxima da futura edificação. "Ela já é on-line, pode ser feita a qualquer momento, de qualquer lugar. Já implantamos o Alvará Online Mais Fácil para que os empreendedores nem precisem vir à Prefeitura para abrir suas empresas. Os processos são virtuais para obtenção de três licenças – Localização, Ambiental e Sanitária -, e tramitam simultaneamente nos setores para emissão mais rápida”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação, Márcio Passos.