Empreendedorismo: mais de 30 mil consultas para abrir empresas ou construir
Publicada em
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Leonardo Silveira
Vitória se torna cidade cada vez mais atrativa para novos investimentos (ampliar)
A qualidade de vida dos moradores e a grande concentração de empregos e de serviços públicos e privados de ponta tornam Vitória uma cidade atrativa para investimentos. Prova disso é o número de consultas virtuais para abrir empresas ou construir/reformar na capital. Em 2019, até a primeira quinzena de setembro, foram 32.411.
De 2013 a 2019, foram 263.645 consultas prévias emitidas pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Ela é o primeiro passo para empreender, pois permite checar, antes da abertura da empresa, as atividades comerciais permitidas no imóvel, segundo o Plano Diretor Urbano (PDU), que é a legislação urbanística que define usos na cidade.
Assim, o empreendedor evita prejuízos no aluguel ou aquisição do espaço para a futura empresa. A consulta prévia é feita com poucos cliques pela internet. Veja aqui. Basta ter em mãos a inscrição fiscal do imóvel e o código da atividade CNAE.
A consulta prévia também informa os potenciais construtivos do imóvel, como altura máxima da futura edificação. "Ela já é on-line, pode ser feita a qualquer momento, de qualquer lugar. Já implantamos o Alvará Online Mais Fácil para que os empreendedores nem precisem vir à Prefeitura para abrir suas empresas. Os processos são virtuais para obtenção de três licenças – Localização, Ambiental e Sanitária -, e tramitam simultaneamente nos setores para emissão mais rápida”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação, Márcio Passos.