Publicada em 10/05/2022, às 13h05 | Atualizada em 10/05/2022, às 13h10

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Equipe de escola em tempo integral premiada recebe homenagem em Vitória


André Sobral
Recepção dos professores que receberam o premio "Escola que Colabora
Homenagem aos profissionais da Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira, que recebeu o premio Escola que Colabora. (ampliar)

Com direito à música composta especialmente pela conquista da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Professora Eunice Pereira Silveira, profissionais que atuam na unidade de ensino localizada em Tabuazeiro receberam, no fim da tarde desta segunda-feira (09), uma homenagem pelo desempenho na alfabetização que levou ao destaque no Prêmio Escola que Colabora - 2ª edição.

Diretora, professores, pedagogas, profissionais administrativos, equipes de merendeiras e de limpeza, além de representantes dos estudantes no Conselho de Escola estiveram na Sala de Reuniões para o momento junto ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e à secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner.

"Quero registrar nossa satisfação em tê-los conosco. Nós estamos aqui para agradecer pelo trabalho, pela dedicação. Vocês comprovam que o trabalho com qualidade é possível na educação pública, levando conhecimento, carinho e afeto também. Este ano vamos investir R$ 200 milhões só na Educação. A gente vê a entrega, a dedicação no dia a dia, mas às vezes não tem uma estrutura física condizente. Vocês são exemplos para nós, é possível fazer um trabalho excepcional. Vocês acreditaram, trabalharam, têm uma equipe engajada na escola. Fico muito agradecido pelo desempenho de vocês e, em nome da cidade de Vitória, quero agradecer por esse trabalho", destacou o prefeito.

O Prêmio Escola que Colabora - 2ª edição foi entregue no último dia 03, pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

"É muito bonito ver essa sala ocupada por vocês, é uma honra ter vocês aqui. Receber esse prêmio mostra o esforço e o engajamento de vocês. Essa turma que foi avaliada é a turma da diretora Eliane, que ano passado era professora da alfabetização. Acreditar, alfabetizar, transformar vidas. Esse prêmio é um marco de uma educação de qualidade pública que nós acreditamos. Ele vem para uma escola de tempo integral, que é uma prioridade da gestão. E é uma escola de Tabuazeiro. O prêmio é a coroação de um trabalho muito bonito que é feito por vocês para a comunidade da Grande Maruípe. Quero parabenizarr também a equipe do Tempo Integral, que atua na Seme, por acreditar, por querer fazer dar certo. Parabéns!", pontuou a secretária Juliana.

André Sobral
Recepção dos professores que receberam o premio "Escola que Colabora
Homenagem aos profissionais da Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira, que recebeu o premio Escola que Colabora. (ampliar)

Um prêmio para a comunidade

Atual diretora da unidade de ensino, Eliane Amorim estava em sala de aula no ano passado e é uma das profissionais que trabalha a alfabetização na Emef Eunice Pereira. Ela fez questão de parabenizar o trabalho coletivo na unidade de ensino e a comunidade onde a escola está inserida.

"É um prazer estar aqui representando toda a comunidade da nossa escola que abrange nove comunidades. Estamos aqui representados por todas as nossas equipes e não poderia ser diferente porque os nossos estudantes são recebidos desde a portaria, com a escola limpa, recebem uma merenda de qualidade, e, claro, nas salas de aula têm o trabalho de professores, pedagogas e todos os profissionais envolvidos no ciclo da aprendizagem. Isso aqui é parte do fruto que vamos continuar colhendo. Em nossa escola, os professores desempenham brilhantemente suas funções, como todas as equipes da Emef TI Eunice Pereira Silveira. Parabéns, Grande Tabuazeiro!", celebrou a gestora.

O desempenho da Emef TI Eunice Pereira alcançou o resultado de destaque entre as 50 melhores escolas públicas dos 78 municípios capixabas na avaliação da alfabetização, competências de leitura fluente e escrita, expressos pelo Índice de Resultado da Escola (IRE), calculado a partir do resultado do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

"Acho bacana a gente estar aqui e quero demonstrar a gratidão desde a Eliane até as tias da limpeza. A nossa escola trabalha para que a gente evolua não só nós nossos estudos, mas na vida da gente também, e eu não teria crescido o tanto que eu cresci se não fosse toda a equipe da Emef Eunice, por isso quero agradecer a todos", disse a estudante Ellaiser Barros Neiva, 14 anos, que estuda na Emef desde o 1º ano e é representante dos estudantes no Conselho de Escola.

André Sobral
Recepção dos professores que receberam o premio "Escola que Colabora
Homenagem aos profissionais da Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira, que recebeu o premio Escola que Colabora. (ampliar)

Trabalho em equipe

Membro da equipe de profissionais desde a abertura da unidade de ensino, em 2015, a professora de Inglês Isabel Cristina Ribeiro Chagas ressaltou o trabalho coletivo que é feito na Emef Eunice Pereira Silveira.

"A escola Emef TI para nós é uma família, o nosso trabalho é tão gostoso. Estou desde 1998 na rede de Vitória, e na Emef Eunice desde 2015, desde o início. Esse trabalho, eu me sinto orgulhosa, porque eu trabalho com ciclo dando Língua Estrangeira e outras disciplinas. Para todos nós é uma honra muito grande estarmos aqui. E o mais importante ainda de receber esse prêmio mediante a todo o estado do Espírito Santo, e sermos a única escola de Vitória entre as premiadas", ressaltou.

Quem também faz parte da história da unidade de ensino é a pedagoga Inês Aparecida Toé Mathias, que atua na rede há 26 anos. "Este grupo é diferenciado. Começamos em 2015 aprendendo e construindo essa escola, que é fruto de um trabalho. É muito gratificante quando você senta ao lado do professor e ele diz que hoje ele é um profissional melhor do que ontem. Todo o trabalho é baseado em qualidade, é nesse espírito grandioso que eu tenho o maior orgulho de trabalhar com essa equipe", afirmou ela.

Representando a equipe de limpeza, Fabiana Carla de Souza também comemorou a homenagem. "É um prazer estar aqui. Gratidão por fazer parte dessa escola, dessa caminhada. A palavra é essa."

Todos os profissionais e estudantes presentes receberam uma totem criado e produzido pela equipe da Escola de Inovação de Vitória. Outra homenagem foi a canção "Escola que Colabora", composta pela estagiária Amanda Black, que trabalha na Seme. "Fico feliz em poder homenagear vocês hoje. Não foi difícil de compor ouvindo a equipe falar do trabalho realizado lá na escola. Parabéns!", disse ela.

"Eunice Pereira é nome de mãe, é nome de professor
é nome de gente que nasce pra ser educador.
E essa escola tem um projeto muito especial,
em sua estrutura ela carregar o tempo integral", diz um trecho da composição de Amanda.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)