Na formação de Libras, a proposta é dar subsídios ao servidor para que ele se aproprie de conhecimentos teóricos e práticas sobre a linguagem
A Escola de Governo de Vitória oferece, este mês, cinco formações para os servidores municipais: Informática básica; Formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras); BrOffice; Enfrentamento ás Violências na Perspectiva da Saúde Pública; e Os Desafios da Intersetoralidade na Questão de Álcool e outras Drogas.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Solange Maria Beninca Pezzali, as formações foram planejadas de forma coletiva, contando com a participação de representantes de todas as secretarias municipais.
Ela explicou que, primeiro, foram identificadas as demandas internas das secretarias, totalizando mais de 270 solicitações de formações para o ano de 2011.
Diante da quantidade de proposições, houve a decisão de agrupá-las em cinco áreas temáticas, facilitando na organização das capacitações: Tecnologia da Informação; Legislação/Jurídico; Orçamento e Financeiro; Planejamento e Gestão; e Humanas/Liderança.
Capacitação
Solange frisa que o servidor que tiver interesse em participar deve buscar informações junto ao secretário-executivo de sua secretaria, que irá validar a inscrição, à exceção dos servidores que atuam nas secretarias de Educação e de Saúde, que devem procurar as respectivas gerências de formação.
"Ao buscar uma formação, o servidor deve considerar a afinidade com a atividade exercida. Ou seja, ele deve verificar quem é público-alvo daquela formação e a afinidade da capacitação com o seu cotidiano de trabalho", orienta a coordenadora pedagógica.
Na formação de Libras, por exemplo, a proposta é dar subsídios ao servidor para que ele se aproprie de conhecimentos teóricos e práticas sobre a Língua Brasileira de Sinais, tornando-se usuário dessa linguagem, assegurando maior acessibilidade aos cidadãos que a utilizam.
Já durante a capacitação em BrOffice, os participantes terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos, como usuários da Microsoft Windows, para adequação ao pacote de escritório BrOffice utilizado na administração municipal.
A formação Enfretamento às Violências na Perspectiva da Saúde Pública tem como objetivo ampliar o empoderamento dos profissionais que atuam nas secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Urbana e Cidadania e Direitos Humanos, que também atuam em outros órgãos ou conselhos municipais.
Além disso, a Escola de Governo disponibiliza também formações para servidores ativos e inativos, como a de informática básica. Nessa, os alunos recebem informações básicas sobre as partes de um computador; conhecem o sistema operacional Windows XP e suas principais ferramentas, e obtêm noções elementares para utilização do Writer e da internet.