Tânia Brizolla reforçou a importância do planejamento das ações para desenvolvimento do turismo
A especialista em Marketing e Comunicação Tânia Brizolla destacou a importância do relacionamento, da promoção direcionada e da atenção às expectativas dos turistas durante o workshop "Turismo e Patrimônio Cultural", na manhã desta quarta-feira (03), no auditório do Sebrae.
Segundo a especialista, as novas mídias e a rapidez com que a informação circula e se propaga provocaram uma profunda mudança na maneira com que as pessoas interagem e trocam experiências.
"Informações sobre Vitória ou qualquer outra cidade estão disponíveis a qualquer hora e tempo. Seu atrativo turístico, seus serviços, a qualidade oferecida na cidade, seu patrimônio, enfim, tudo fica transparente. O destino compete com outros lugares que desejam também atrair turistas e deve estar claro para a administração o que a cidade oferece de especial, de peculiar, de único", orientou Tânia.
Brizola foi contratada para fazer uma pesquisa e avaliação de condições estruturais e da dinâmica do Centro Histórico da capital em parceria com técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e do Instituto Goia, que coordenam o Projeto Visitar. Ela já foi diretora do Ministério do Turismo, responsável pela implantação do Programa de Regionalização, além de diretora da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.
Tânia destacou que turismo envolve expectativa, alegria e conquista. Trata-se de uma atividade complexa e dinâmica que precisa ser desenvolvida com o comprometimento do poder público, dos empresários do trade e dos moradores do destino, que, necessariamente, devem compreender a movimentação dos visitantes e ser receptivos.
Execução
Arquivo Secom
Igreja do Rosário integra o roteiro do Projeto Visitar no Centro Histórico da capital
Brizzola reforçou a importância do planejamento das ações. Porém, mais importante é a execução dos projetos, que só servem se executados com eficácia, nos prazos estabelecidos e sem agredir o ambiente, e também, segundo a especialista, contextualizando tudo aquilo de próprio, de peculiar à cidade, algo que o turista sempre deseja conhecer.
"Turismo é feito com criatividade, estudo, técnica e coerência. Pode ser a principal atividade de uma localidade, a salvação de um país em crise, a melhor opção de uma cidade que deseja se desenvolver com critério a partir da atração de demanda motivada a interagir na localidade", ensinou.
O principal objetivo do workshop, que atraiu público com formação diversificada, foi estimular ações de desenvolvimento na região. Brizolla conheceu a dinâmica do Projeto Visitar e visitou o patrimônio, que é formado por: Igrejas Nossa Senhora do Rosário, de São Gonçalo e Nossa Senhora do Carmo, Convento São Francisco, Theatro Carlos Gomes, Catedral Metropolitana e Capela de Santa Luzia.