Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Espetáculo de dança encanta estudantes do Ensino Fundamental de Vitória

Publicada em

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Estudantes de Vitóra assistem o Espetáculo de Dança "A menina e o pássaro
studantes de Vitóra assistem o Espetáculo de Dança "A menina e o pássaro
Luis Oliveira
Estudantes de Vitóra assistem o Espetáculo de Dança "A menina e o pássaro
Estudantes de Vitóra assistem o Espetáculo de Dança "A menina e o pássaro (ampliar)

A arte e a cultura são fundamentais para a formação dos estudantes. É por meio delas que eles desenvolvem habilidades como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico e a criatividade, além de aumentar seu repertório cultural e histórico. Por isso, cerca de 140 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, que fica na Ilha das Caieiras, e São Vicente de Paulo, no Centro, estiveram no teatro da Casa da Música Sônia Cabral, na tarde desta sexta-feira (24), para prestigiar o espetáculo de dança "A menina e o pássaro", do Coletivo Emaranhado.

O espetáculo se passa em um lugar chamado Tão Belo, mundo imaginário de uma Menina que tinha como seu melhor amigo um Pássaro. Entre as idas e vindas deste Pássaro, todas as imagens, sensações e emoções captadas em Tão Belo vão surgindo do seu lúdico imaginar.

Sob os olhares atentos dos estudantes, a trama cheia de mistérios e recheada de emoção fez sucesso com as turmas. Ao final do espetáculo, também teve um momento de interação com os atores, fazendo a alegria da criançada e arrancando muitas gargalhadas.

"Foi muito legal e divertido, quero vir aqui mais vezes. O que mais gostei foi do pássaro e da música. E aqui é muito bonito também", disse o estudante Miguel Toledo, da turma do 4º ano da Emef Eliane Rodrigues dos Santos.

"Eu nunca tinha ido ao teatro, essa foi a primeira vez e eu achei incrível. Amei a peça e os atores e o teatro também é muito lindo, parecia um cinema", ressaltou a estudante Isabella Oliveira.

Repertório cultural

Para o professor que acompanhou a turma do 4º ano, Wagner Araújo, a presença dos estudantes em espaços culturais e artísticos é fundamental para ampliar o reportório cultural e também despertar neles o interesse pela cultura e arte.

"É uma iniciativa importantíssima, pois possibilita o acesso à cultura, eles ficam encantados já durante o caminho, observando a cidade e seus elementos. É uma forma de possibilitar a eles novas experiências, o que é de suma importância, uma vez que o ser humano se desenvolve a partir da interação com a arte e cultura", ressaltou o professor.

Vivenciando a cultura

Ao longo da semana, estudantes das Emef Octacílio Lomba, em Maruípe, e Lenir Borlot, em São Pedro, também puderam prestigiar a peça teatral. A iniciativa foi uma parceria do Coletivo Emaranhado com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação de Práticas Restaurativas (Copri), com o objetivo de fomentar a cultura local com os estudantes da rede municipal de ensino.