Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Estátua em homenagem a Maurício de Oliveira está em fase de finalização

Publicada em

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Fernanda Brescia
Estátua Maurício de Oliveira
Fernanda Brescia
Estátua Maurício de Oliveira

Um dos maiores violonistas do País e ícone cultural do Espírito Santo, Maurício de Oliveira está prestes a receber uma homenagem permanente em Vitória. O músico ganhará uma estátua, que será instalada no calçadão da Praia de Camburi.

No momento o trabalho passa pelo processo de definição dos movimentos e acabamentos finais. Na sequência, começa o processo de fundição com a confecção dos moldes da escultura modelada por Fernando Poletti em argila. A previsão para a inauguração da obra é para o mês de maio.

Processo

O artista Fernando Poletti e a produtora Fernanda Brescia estiveram em Vitória e foram recebidos na casa da filha do músico Maurício de Oliveira, Eloísa, que repassou diversos materiais para a dupla, como fotos do músico em vários momentos da vida e com idades diferentes; registros de violões que ele usava; canções e partituras; além de um documentário, que foi essencial para captar a essência e representá-lo com mais naturalidade.

O escultor confeccionou uma maquete, que foi utilizada para testar as proporções para a escultura. Além desse esboço, o artista também confeccionou um pequeno busto, que serviu como material de estudo para fixação dos óculos de Maurício de Oliveira.

Edital

A confecção da estátua em homenagem ao músico Maurício de Oliveira é resultado do Edital de Chamamento Público para Seleção de Escultor Visando à Modelagem e Confecção de Escultura em Homenagem ao Músico Maurício de Oliveira.

O artista selecionado foi Fernando José Poletti, contemplado com o prêmio de R$ 160 mil, pago em duas parcelas pelo Instituto Sincades, parceiro da Prefeitura de Vitória no edital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Os critérios usados pela comissão avaliadora foram: currículo, portfólio e clipping do artista; apresentação do projeto artístico, plano de execução (metodologia e cronograma) e planilha detalhada de custos.

Importância

Para a família, a estátua é uma forma de perpetuar a importância do artista para cidadãos e visitantes. "Essa homenagem para nós, filhos e família, é muito importante. Ele foi um grande violonista e um ícone da cultura do Espírito Santo. Essa é uma oportunidade de mantê-lo vivo, já que ele nos ensinou a amar esta cidade", afirmou a filha Eloísa Oliveira Pinto.

Maurício de Oliveira nasceu em Vitória, em 1925. Filho de pescador, ele passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.
Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários chorões da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Faleceu em setembro de 2009.

Fernanda Brescia
Estátua Maurício de Oliveira
Fernanda Brescia
Estátua Maurício de Oliveira