Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Estudantes da Emef Zilda Andrade visitam a Câmara de Vereadores de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Emef ZA na Câmara
Estudantes da Emef Zilda Andrade visitam a Câmara de Vereadores de Vitória.
Foto Divulgação
Emef ZA na Câmara
Estudantes da Emef Zilda Andrade visitam a Câmara de Vereadores de Vitória.

Vereadores por um dia. Estudantes das turmas do 8º ano, turno matutino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zilda Andrade, que fica no bairro Da Penha, compuseram uma sessão plenária fictícia na Câmara de Vereadores de Vitória.

A visita à Casa de Leis municipal fez parte do projeto “Cidadania e Democracia”, desenvolvido pelas professoras de Geografia Ludmila Sales, e de Língua Portuguesa Rafaela Ramalhete.

O objetivo da visita foi desenvolver o conceito de cidadania com os estudantes, para que eles sejam agentes informados, ativos, exigentes e participativos quanto ao papel dos representantes do povo, eleitos por meio do voto popular.

“Foi um momento enriquecedor e único na aprendizagem desses estudantes. Isso foi fundamental para o despertar do senso crítico e a formação cidadã”, disse a professora de Geografia, Ludmila Sales.

Conteúdo na prática

Na sala de aula e nos conteúdos virtuais, as turmas que participaram da visita estudaram conceitos, como: Estado, nação, país, território, limite e fronteira, aprendendo sobre a importância de um governo democrático e o papel da política como esfera de deveres para a sociedade e o cidadão exercendo também seus direitos.

Para finalizar essa temática, foi proposta uma visita à Câmara Municipal de Vitória. Os estudantes conheceram alguns setores da Casa de Leis e puderam vivenciar um dia como vereadores, compondo uma plenária fictícia. Depois, eles acompanharam uma parte da plenária sobre o Plano Plurianual da Prefeitura de Vitória.

“Estudar sobre cidadania é bom, pois você pode conhecer seus direitos e cumprir seus deveres de cidadão. Na democracia, você conhece como são decididas as leis para o povo”, destacou o estudante Gustavo dos Santos Conceição, 14 anos.

A professora Ludmila avaliou como muito satisfatória a visita dos estudantes à Câmara, após trabalharem os conteúdos relacionados à democracia e cidadania, na escola. “Eles estão em formação escolar e atividades como essa ajudam a compreender como é o sistema de leis na nossa sociedade”, pontuou.