Publicada em 03/03/2020, às 09h41
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Exposição no Museu do Pescador traz laços da Ilha das Caieiras e fauna marinha
O Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" recebe, nesta próxima quinta-feira (5), a exposição "Da Ilha", do artista plástico Igor Maia. Essa é a primeira exposição individual do artista e traz, nas imagens, desenhos que mesclam as técnicas da ilustração científica com a afetividade e a importância das espécies da vida marinha para a comunidade da Ilha das Caieiras.
A abertura será às 19 horas, com entrada gratuita e classificação indicativa livre. A exposição fica em cartaz até 6 de junho de 2020. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados, das 11 às 15 horas.
Igor propõe uma aproximação entre a arte, a ciência e a educação por meio de desenhos de espécies animais consideradas importantes para a economia e a cultura da Ilha das Caieiras. Para definir suas criações, Igor Maia visitou a região por cerca de três meses e conversou com pescadores, catadores de mariscos, desfiadeiras e trabalhadores de restaurantes e bares da região.
"Para além do saber biológico e ecológico, as imagens dizem sobre a implicação dessas espécies na vida das pessoas daquela comunidade. A pesca entrosa a comunidade e possibilita trocas econômicas e comerciais e também afetivas e familiares. Essas relações são o verdadeiro tesouro da Ilha", conta o artista.
Seleção
A exposição foi contemplada pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), no edital 05/2019 - Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio”.
Exposição
Nos trabalhos expostos em "Da Ilha", os visitantes irão conhecer um pouco mais sobre algumas espécies de peixes, moluscos e crustáceos comumente pescados ou coletados pela comunidade e que integram a maioria dos cardápios dos estabelecimentos gastronômicos do bairro.
Esses animais são representados ao modo típico da ilustração científica, o que pode ser percebido pelo tipo de enquadramento da realidade ilustrada e pelo destaque de determinados aspectos morfológicos dos animais.
Também integram os trabalhos a trajetória criativa e relacional que Igor Maia empreendeu até chegar no desenho “final”, como testes de pigmento, esboços e estudos de desenho e registros do contato com a comunidade.
Igor Maia
Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014-2018), Igor Maia é artista plástico, tatuador e professor. Residente em Vitória, possui experiência como mediador cultural em museus e também como instrutor de técnicas de desenho em minicursos e oficinas. Participou de algumas exposições coletivas na Grande Vitória, onde atua como professor de arte na rede pública de ensino.
Em seus primeiros anos na graduação, já flertava com as ciências biológicas e deu início à sua pesquisa e à prática do desenho naturalista. Em seus projetos artísticos, é recorrente a temática de fauna e flora brasileiras, com forte inspiração na ilustração científica.
Serviço
Abertura da exposição "Da Ilha", de Igor Maia
Quando: 5 de março de 2020 (quinta-feira) às 19 horas
Local: Museu do Pescador – Rua Felicidade Correia dos Santos – Ilha das Caieiras
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.
Disponível até: 6 de junho de 2020
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 11 às 15 horas