Publicada em 02/07/2012, às 10h42 | Atualizada em 02/07/2012, às 14h33
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Festa de São Pedro leva mais de 60 mil pessoas à Praça do Papa


Os três dias de intensa festividade da Festa de São Pedro, um dos eventos mais tradicionais de Vitória, levaram um público de mais de 60 mil pessoas à Praça do Papa, na Enseada do Suá, para curtir os 10 shows da programação.
"Estamos surpresos e muito felizes com esse dado que nos foi passado pela Polícia Militar. Esperávamos de 30 a 35 mil pessoas nos três dias de festa e praticamente dobramos esse número e, o melhor, sem registrar nenhuma ocorrência na área do evento", destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.
A 84ª Festa de São Pedro começou na sexta-feira (29), com shows de Sátyruz, Laion e Rick Sollo. O cantor sertanejo, que veio pela primeira vez a Vitória cantando sozinho no palco, fez o público dançar com os sucessos de sua carreira.
No sábado (30), Dallas Company e Maycon Sarmento foram os primeiros a encantar a multidão. Com o astral elevado, a Praça do Papa recebeu o cantor Amado Batista. As fãs entoaram as músicas mais marcantes do cantor e fizeram homenagens.
Teve fã-clube organizado com faixas personalizadas nos cabelos e até mesmo presentes para o ídolo, como almofada, cestas de bombons, cartas enormes e muito carinho para levar de recordação uma foto ou um CD autografado.
O domingo (1º) começou com a procissão marítima em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, com mais de 130 embarcações percorrendo a Baía de Vitória. O barco São Ricardo, com o tema "Doação de Sangye", foi o vencedor da procissão.
À noite, a animação ficou por conta da dupla João Ricardo e Romerito, do sambista Emerson Xumbrega, que promoveu uma verdadeira ode ao samba no palco, seguido pelo Casaca, que fez o público vibrar, cantar e dançar o tempo inteiro. A festa terminou com o cowboy Gerson Lano.

