Festival de Teatro prossegue esta noite com a peça de rua O Pastelão e a Torta
Publicada em | Atualizada em
Por Janete Carvalho, com edição de Edlamara Conti
Foto de Divulgação
Espetáculo tem música, comédia e várias linguagens para o público durante de 50 minutos
Thalles Waichert
Os atores revelam a personalidade de nove mulheres que viveram em diversas gerações e relembram fatos da infância
Prossegue nesta sexta-feira (15), às 19h30, na rua das Palmeiras, em Itararé, o Festival Nacional de Teatro, promovido há seis anos pela Secretaria Municipal de Cultura.
A peça "O Pastelão e a Torta", do Espírito Santo, da Companhia Folgazões, leva música, comédia e várias linguagens para o público no espetáculo com duração de 50 minutos.
Realmente, o público adora comédias. A platéia lotada do Teatro Galpão nas duas apresentações da peça de Minas Gerais (Belo Horizonte), "A Idade da Ameixa" - em 13 e 14 de outubro - não deixou dúvidas.
Além de moradores de Vitória, a categoria artística teatral prestigiou os atores Ílvio Amaral e Maurício Canguçu, sob a direção de Guilherme Leme, que brindaram a todos ao interpretar personagens com características bem peculiares.
Femininas
Em 70 minutos, os dois atores revelam a personalidade de nove mulheres que viveram em diversas gerações e relembram fatos da infância e os vínculos familiares. A comédia se desenvolve no quintal de uma casa onde uma grande ameixeira serve de fio condutor para a história.
Um pé de ameixa na casa onde a avó produz um vinho feito da fruta passa a ser o tema central para as definições da vida delas, que relacionam a morte com as ameixas apodrecidas e a juventude com as maduras, que aos poucos, deixam de ter a forma perfeita. O público atento dá risadas enquanto os atores vão se transportando no tempo.
O autor é o dramaturgo, ator e diretor Arístides Vargas que nasceu em Córdoba (Argentina). O cenário, criado pelo artista plástico Fernando Velloso, feito de madeira de construção é cercado por um espelho d`água. O figurino em tecidos rústicos marca o espetáculo envolvente sobre o universo feminino e suas contradições.