Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Folia só para baixinhos: unidades de ensino promovem atividades carnavalescas

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Carnaval Cmei MJ

Ô balancê, balancê! Abre alas que o bloco dos baixinhos vai invadir o pátio! Brincadeiras, música, atividades lúdicas e muita alegria na programação desta sexta-feira (25) em unidades de ensino de Vitória. Tem até máscara personalizada e "cabelo divertido".

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Menino Jesus, que fica no Centro, berço do samba na capital, a programação tem bailinho à fantasia, pintura no rosto e, claro, música.

"O diferencial maior está no aprendizado de curtir o carnaval sem se descuidar da saúde: estamos produzindo máscaras divertidas de gatinho, panda e palhacinho, com as máscaras descartáveis. Assim nos divertimos com responsabilidade!" destacou a diretora da unidade de ensino, Fernanda Moraes.

Também na região, no Cmei Ernestina Pessoa, no bairro Moscoso, nesta sexta haverá o "Baile da Alegria" e está liberado ir de fantasia. Cada turma participará da atividade em um espaço diferente: parquinho, salas de aula e pátio, cada grupo em seu horário.

Foto Divulgação
Carnaval Cmei MJ

Fantasias liberadas

Em São Cristóvão, no Cmei Ocarlina Nunes Andrade, o dia será de brincadeiras e música com um bailinho de carnaval. A família que desejar, pode levar a criança fantasiada.

"As crianças foram convidadas a virem fantasiadas para dançar e brincar ao som das marchinhas de carnaval. A intenção é proporcionar um momento leve e descontraído entre as crianças e profissionais, garantindo segurança e distanciamento, posto que este momento será realizado por grupo. Todos os anos, o Cmei festeja esta festa popular", pontuou a diretora Maria da Penha Coelho, à frente do Cmei Ocarlina.

No bairro da Penha, o Cmei Sophia Musengny Loureiro promove o "Bailinho do Sophia". Quem tiver fantasia em casa, pode vestir, quem não tiver, a escola empresta. "As crianças virão fantasiadas e aquelas que não têm, providenciamos com o acervo que temos no Cmei. Teremos músicas infantis em ritmo carnavalesco", contou a diretora Clezya Grazziotti

Programação especial também no Cmei Zélia Vianna de Aguiar, em Santa Luzia. A atividade "Sexta-feira de Alegria e Fantasia" convida as famílias a mandarem os pequenos fantasiados para a unidade de ensino.

Cabelo divertido

A proposta pedagógica do Cmei Terezinha Vasconcelos Salvador, no Romão, é diferente. Por lá, todos os anos a equipe escolar realiza no carnaval a festa do cabelo divertido.

Foto Divulgação
Carnaval Cmei MJ

"As crianças e os professores usam a criatividade para arrumar o cabelo de uma forma diferente. A ideia surgiu, pois o carnaval é numa época muito quente e as fantasias deixavam as crianças agitadas. A nossa festa tem o objetivo de integrar a escola aos eventos do calendário e tornar a festa lúdica e interessante para as crianças, que poderão abusar da criatividade de um jeito mais acessível e divertido de comemorar o evento", ressaltou a diretora do Cmei, Fabíola Pimentel.

Além dos penteados divertidos, também tem bailinho com música e dança para a criançada.

Bloquinho

No bairro de Lourdes, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Custódia Dias de Campos convidou seus estudantes para o "Bloquinho do CDC". A escola atende turmas apenas do 1º ao 5º ano do fundamental.

Por lá, o bloquinho carnavalesco já é tradição com desfile de fantasias, trenzinho carnavalesco e muita dança ao som das famosas marchinhas.

"Trabalhamos durante a semana a parte histórica dessa festa com todas as turmas, em sala de aula, e finalizamos esse ciclo com o bailinho", disse a diretora da Emef, Sidnea Miranda.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.