Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Gespública: seminário na Escola de Governo debate eficiência dos serviços

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Formação em Gestão na Escola de Governo
Seminário Gespública levou propostas para que os servidores municipais possam aprimorar os serviços na administração municipal

Cerca de 30 servidores municipais estiveram reunidos na Escola de Governo de Vitória (EGV) participando do I Seminário Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização).

O encontro contou com a participação da representante do Núcleo Estadual do Gespública do Rio de Janeiro e coordenadora do processo de avaliação da Gestão e de Qualidade da Fiocruz, Mirian Miranda Cohen, que falou da importância da implementação do programa nas instituições públicas. Para ela, aderir ao Gespública é uma opção que traduz o comprometimento das equipes para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Durante o seminário, Mirian explicou que os participantes dão apoio técnico aos servidores municipais com base na metodologia desenvolvida pelo programa do Governo Federal, nas modalidades autoavaliação da gestão, atendimento aos cidadãos, simplificação de processos e desburocratização. 

"É preciso profissionalizar a gestão. A proposta é trabalhar para sair de um lugar inicial até o ponto desejado, trazendo um ganho para a instituição pública e para os diversos públicos dessa administração. Temos que construir caminhos envolvendo as diferentes áreas que compõem o órgão", comentou ela.

Valores

Mirian Cohen reforçou que o Gespública está alinhado aos fundamentos e princípios de gestão contemporâneos e submetido aos valores constitucionais e legais do País. "O programa ensina a olhar tecnicamente a gestão e a fortalecê-la. Nossa missão é promover a gestão orientada para resultados, visando à melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e ao aumento da competitividade".

Qualidade

Para atingir isso, ela disse que é preciso seguir as etapas, e Vitória já avançou duas delas – ao aderir ao programa e promover a capacitação metodológica. Agora, a capital deve prosseguir para realizar as outras cinco etapas previstas: Diagnóstico em relação ao Gespública, Implementação, Obtenção dos resultados, Candidatura de Avaliação Externa e Implementação das Melhorias.

"É uma oportunidade de melhoria propor ações concretas para construir um modelo de excelência. Trabalhar com ferramentas que possam trazer maior eficácia e eficiência", argumentou.

Serviços

André Sobral
Formação em Gestão na Escola de Governo
Gespública tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

Mirian acrescentou que o programa pode contribuir para a criação de uma Carta de Serviços ao cidadão, que é um documento a ser elaborado pela organização pública para informar os cidadãos sobre como acessar e obter um ou mais serviços.

Além disso, na área da desburocratização, é possível trocar experiências e conhecimentos entre as administrações públicas participantes que possam trazer iniciativas que impliquem na simplificação de procedimentos, rotinas e processos e a execução de ações de desregulamentação, com o objetivo de eliminar entraves burocráticos.

O seminário contou com a presença também da subsecretária de Desenvolvimento de Pessoal da Secretaria Municipal de Adminstração (Semad), Andrea Rezende Marcos, e do coordenador do Gespública e assessor técnico, Eduardo Rodrigues Moreira.

O que é o Gespública

O Gespública, instituído pelo decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Dispõe de um conjunto de instrumentos voltados à melhoria da gestão pública e pode disponibilizar apoio técnico aos municípios, por meio de sua Rede Nacional de Gestão Pública, integrada por pessoas e organizações voluntárias.