Publicada em 11/01/2019, às 14h03
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Inclusão Produtiva: oficina de doces ajuda a gerar renda neste verão


As vagas para a oficina "Doces Práticos", iniciada nesta sexta-feira (11) no Cajun Bela Vista, esgotaram-se rapidamente, e a turma está ávida para aprender as técnicas, executar as receitas e vender a produção para moradores e turistas de Vitória, aproveitando a temporada de férias. A atividade é oferecida pelo Serviço de Inclusão Produtiva (SIP).
Além de variadas receitas de brigadeiro gourmet, palha italiana e brownie, integram o programa do curso informações sobre apresentação do produto, boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, precificação e empreendedorismo.
A instrutora é Sabrina Zappi, profissional confeiteira há 11 anos. "Há mercado para todos em confeitaria. É preciso ter persistência e dedicação e fazer um trabalho de formiguinha até consolidar o nome e fazer sucesso", aconselhou.
Fonte de renda
"Nós já fazemos trufas para vender e queremos fazer mais doces para ampliar as vendas", disse Wendel Rebuli da Silva. Ele é sócio de Ana Lívia Soares Rocha, que também está matriculada. "A venda dos doces é uma importante fonte de renda para nós", disse.
"A ideia do curso é esta: que as pessoas possam chegar em casa, produzir e vender, aumentando as possibilidades de ocupação e renda na família", explicou a assessora técnica do Serviço de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Alessandra Mara dos Santos.
Projeto piloto
A turma faz parte de um projeto piloto que tem como objetivo aproximar o Serviço de Inclusão Produtiva dos equipamentos da Semas. "É a primeira oficina da Inclusão Produtiva que se realiza em um Cajun e já temos outra oficina programada para Resistência", anunciou Alessandra Mara.
A próxima turma será formada por famílias acompanhadas pelo Cras Judite Francisca Venâncio da Silva e a oficina acontecerá entre os dias 28 deste mês e 1º de fevereiro. O curso será oferecido em parceria com o movimento Resistência em Foco para atender os moradores dos bairros Conquista, São Pedro 5, Nova Palestina e Resistência. As inscrições serão realizadas nos dias 14, 15 e 16.
Como todos os cursos da Inclusão Produtiva, todo o material é fornecido pela Semas gratuitamente e os alunos que comparecerem a 85% das aulas receberão certificado.
Serviço
Oficina "Doces Práticos" para famílias acompanhadas do Cras Resistência - Judite Francisca Venâncio da Silva
- Inscrição: dias 14, 15 e 16 de janeiro
- Local das inscrições: Unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro - rodovia Serafim Derenze, 4684, São José (ao lado do PA). Tel: 3233-8211
- Período do curso: de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019
- Local do curso: Cras de Resistência, território São Pedro II - rua Tancredo Neves, 79, Resistência (em frente à Igreja Presbiteriana). Tel: 3225-2713/2965

