Publicada em 12/12/2012, às 17h19
Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui
Índio Araribóia volta à avenida Beira-Mar neste domingo; inauguração será às 11h

Parodiando a marchinha de carnaval “Bota o índio no Lugar”, lançada em 1963, que pedia ao poder municipal: “ Bota o índio no lugar / ele quer tomar banho de mar / Bota o índio no lugar / ele é da avenida Beira-Mar / Era Araribóia / ele quer voltar pra lá / Doutor, por favor / Bota o índio no lugar”, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) instala, neste final de semana, a escultura restaurada do índio Araribóia no seu lugar de origem.
Neste domingo (16), a partir das 11 horas, a escultura em bronze do índio Araribóia retorna à praça Américo Poli Monjardim, região central de Vitória, também conhecida como Curva do Saldanha.
O índio Araribóia retorna na forma e beleza originais restituída com o seu arco e flecha, furtado anteriormente por vândalos. Araribóia volta à região da beira-mar, sua verdadeira morada, pois segundo diz lenda “para vigiar a entrada da baía de Vitória em sua missão de defesa da terra capixaba”.
Restauro
Monumento de valor histórico e artístico de autoria do escultor italiano Carlo Crepaz, que foi colocada naquele local em 1955. Atualmente foi recuperada pelas mãos do restaurador e também artista plástico Jânio Olimpio Leonardelli Abreu.
Jânio Olimpio Leonardelli Abreu foi o vencedor do prêmio Carlo Crepaz de Restauro de Esculturas Urbanas da Cidade de Vitória, lançado pela Semc neste ano, e que contemplou, inicialmente, a escultura que estava mais prejudicada, a do Índio Araribóia.
Para o restaurador, é muito gratificante a finalização deste trabalho. “Meu grande desafio aqui é fazer esse índio falar, trazê-lo à vida com os traços da mão do mestre que o concebeu. Para isso, me deixei absorver pelo jeito que Crepaz modelava, o expressionismo com o qual ele esculpia”, ressalta. Jânio destaca ainda a identificação que os munícipes têm com a escultura. “A gente nota uma preocupação muito grande e um carinho especialmente dos moradores do Centro”.
Fiscalização
O secretário de Cultura, Alcione Pinheiro, afirma que a proposta é que outras esculturas que também sofreram vandalismo passem pelo processo de restauro com novas edições do Prêmio Carlo Crepaz. Para Alcione Pinheiro, medidas estão sendo providenciadas para que estes monumentos urbanos não sofram mais com furtos e depredações.
“Como as esculturas urbanas estão sempre sujeitas ao vandalismo, câmeras de vigilância e policiamento serão colocados ao redor das esculturas, como também toda a área ganhará uma iluminação mais intensa. Trabalhos para conscientizar o jovem nas escolas e a população sobre a importância de preservação da nossa história estão previstos no plano de trabalho de restauro de Esculturas Urbanas da Cidade de Vitória”, finalizou o secretário.