Jardim Camburi pode ganhar novo Centro de Convivência da Terceira Idade
Publicada em
Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi
Diego Alves
Projeto arquitetônico elaborado por empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufes foi apresentado na sala de reuniões anexa ao gabinete
Diego Alves
Prefeito Luciano Rezende e secretários Iohana Kroehling e Fabrício Gandini receberam o projeto arquitetônico do CCTI
Antes, um desejo dos idosos e uma lei que destinava um novo espaço para eles. Agora, já com um projeto arquitetônico. Assim, o novo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim Camburi está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A solenidade de apresentação aconteceu nesta quarta-feira (21), na Prefeitura de Vitória.
O projeto foi elaborado pela Archipolis Júnior, uma empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), numa parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Jardim Camburi (Amojac).
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que as políticas públicas para a terceira idade são exemplares. "Trabalhar para uma melhor qualidade de vida para os nossos idosos é muito importante. Uma cidade preparada para a terceira idade é uma cidade humanizada. E se a cidade melhora para o idoso, acaba beneficiando todo mundo. Recebemos o projeto arquitetônico com muito carinho, e o nosso esforço é que ele já seja transformado em projeto executivo", disse o prefeito.
Parceria
O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, lembrou que a lei para a destinação do espaço no bairro foi elaborada por ele enquanto vereador. "Fico honrado de receber na Prefeitura o projeto de algo que foi começado lá atrás. É muito importante ver essa parceria de universitários com a associação de moradores, que juntos pensaram num bem para o coletivo. Demos um passo importantíssimo, pois, tendo um projeto em mãos, fica muito mais fácil quando tivermos a oportunidade de captação de recursos", disse.
Convivência
A secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, destacou a importância da iniciativa. "Esse projeto está sendo um grande presente para a Assistência Social de nossa cidade. Os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI´s) favorecem a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social", disse.
Projeto
Quem apresentou o projeto arquitetônico foi a gerente de projetos da Archipolis Júnior, Julia Schunck. Ela contou que o espaço foi pensado juntamente com a terceira idade de Jardim Camburi, levando em consideração o Plano de Desenvolvimento Urbano (PDU) da cidade. "Além de pesquisar o que está previsto na política nacional sobre esse tipo de espaço, tivemos um olhar para o que é funcional e desejo dos idosos da região. Por exemplo, o espaço de eventos foi uma demanda deles", disse.
O presidente da Amojac, Jair Filho, agradeceu a parceria com a empresa júnior da Ufes. "Foi uma oportunidade muito boa, pois aprendemos muito com eles. Nossa ideia é buscar cada vez mais parcerias para que possamos ajudar as pessoas de nosso bairro e cidade".
Como participar
Vitória conta com quatro CCTI´s: Jardim da Penha, Jardim Camburi, Maria Ortiz e Centro. Para participar, as pessoas devem ter mais de 60 anos de idade e morar em Vitória.
Nos espaços, são desenvolvidas atividades de formação cidadã, culturais, esportivas e recreativas, que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos.