João Coser se reúne com ministro Rezende para apoio ao Parque Tecnológico
Publicada em | Atualizada em
Por Walter Conde, com edição de Deyvison Longui
Marcos Salles
Em Brasília, o prefeito João Coser vai buscar apoio para agilizar a implantação do Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória
O prefeito de Vitória, João Coser, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Silvio Ramos, se reúnem, a partir das 16h desta terça-feira (17), com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende. O senador Renato Casagrande e a deputada federal Iriny Lopes confirmaram presença no encontro.
O objetivo da reunião, segundo o presidente da CDV, é obter apoio do Governo Federal para agilizar o processo de implantação do Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória (PTMV). Já foi solicitado um aporte de R$ 20 milhões, que permitirá construir o Centro de Inovação.
Segundo Silvio Ramos, o Centro de Inovação é a primeira obra dentro da área que vai abrigar o PTMV e é considerado como sendo o marco zero para o empreendimento. O parque tecnológico será gerenciado por um comitê que reúne 11 entidades. Além da própria Prefeitura de Vitória e da CDV, há mais nove entidades que vão atuar na governança.
São elas: Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes), Bandes, Sebrae-ES, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Ufes, Petrobras, Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação, Findes, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Espírito Santo (Sinepe-ES).
Bancada Federal
Antes da reunião com o ministro, o presidente da CDV vai se reunir com a bancada federal capixaba. Uma solicitação nesse sentido, segundo Ramos, foi feita ao coordenador da bancada, deputado federal Camilo Cola. O parlamentar agendou o encontro para as 14h desta terça-feira (17). O prefeito não estará presente neste encontro, informou o presidente da CDV.
Com a bancada federal será feita uma apresentação do PTMV, além da estratégica para a sua implantação. Será dito aos deputados, disse Ramos, a real importância econômica do empreendimento para a região metropolitana de Vitória e do próprio Espírito Santo.
O parque vai mudar no futuro a matriz econômica do Estado, acentuou. Está sendo aguardada a presença do ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha.