Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lei Rubem Braga terá catálogo para resgatar produção cultural da cidade

Publicada em

Por José Carlos Mattedi, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França


Carlos Antolini
Livros publicados pela Lei Rubem Braga
Para ter seus trabalhos registrados no catálogo, os artistas beneficiados pela Lei devem encaminhar dados para a Secretaria Municipal de Cultura

A Lei Rubem Braga completa 19 anos neste ano e, durante este período, incentivou mais de 1.100 projetos culturais em Vitória. Com o objetivo de reunir todos esses trabalhos, a Secretaria Executiva da Lei vai produzir um catálogo de memória contendo as obras dos artistas contemplados. O prazo para envio de informações e de material sobre os projetos começa, nesta segunda-feira (08), e termina no dia 4 de setembro.

"A ideia é montarmos um acervo com fotos e obras produzidas pela Lei Rubem Braga, além de levantarmos a ficha técnica dos beneficiados. Esse acervo vai resultar no catálogo da Lei, que vai resgatar a história dessa ferramenta de incentivo cultural no município de Vitória, e que completa duas décadas em 2010", destaca o secretário de Cultura, Alcione Pinheiro. "A idéia é publicarmos esse catálogo ainda este ano", sublinha.

Segundo o secretário-executivo da LRB, Leonardo Monjardim, para que o catálogo saia completo é fundamental a colaboração de todos os artistas contemplados pela Lei. "Queremos todos os produtos culturais que receberam apoio, contidos nesse catálogo. A ideia é, além de resgatar a memória da Lei e prestigiar os artistas capixabas, mostrar a riqueza da produção cultural da cidade", completa.

Acervo

Samira Gasparini
Edson Miranda Programa de Rádio Lei Rubem Braga
Em 19 anos, a Lei Rubem Braga incentivou mais de mil projetos culturais. O radialista Edson Miranda foi um dos contemplados

Para ter seus trabalhos registrados no catálogo, os artistas beneficiados pela LRB devem encaminhar, via correio ou entregar pessoalmente na sede da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), uma ficha técnica com os seguintes dados: autor da obra, diretor, artistas envolvidos e, principalmente, ano em que a obra foi apresentada à sociedade.

Além da ficha, os beneficiados pela Lei devem entregar fotografias das atividades do projeto como, por exemplo, apresentações teatrais e de dança, lançamentos de livro, vídeos e filmes, abertura de exposição, etc. No caso de filmes e vídeos, os produtores devem, ainda, encaminhar a fita ou DVD.

A ficha técnica e o material de registro devem ser entregues ou remetidos para a sede da Secretaria Executiva da Lei Rubem Braga, que fica na Secretaria Municipal de Cultura, situada na Rua 13 de maio, 47, 3º andar, Centro de Vitória, CEP 29104-100.