Publicada em 30/10/2014, às 18h04 | Atualizada em 31/10/2014, às 12h19
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Amanda Tito
Lendas da cultura brasileira fazem festa de Halloween em centro de saúde mental

O clima do "Dia das Bruxas" vai tomar conta do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps AD III). A festa "Halloween Brasileiro" trará relatos e histórias das principais lendas da cultura nacional. O evento seria realizado nesta sexta (31), mas foi adiado em virtude das chuvas.
O evento já faz parte do calendário anual do Caps, mas, neste ano, os próprios pacientes da oficina de Cidadania, que acontece às sextas-feiras, deram a ideia de realizá-la no dia do Halloween com traços do folclore brasileiro.
A proposta foi acolhida por todas as oficinas, que trabalharam em conjunto para a construção dos personagens, cenário e outros preparativos. No local, inclusive, foi montada uma vila nordestina, com direito a retratos do povo brasileiro.
O "Halloween Brasileiro" terá como recepcionista o boto cor de rosa e contará com a participação da mulher de algodão, do curupira, do saci pererê, do homem do pé-de-pato, da mula sem cabeça e demais personalidades folclóricas. Pacientes, familiares e servidores irão a caráter.
A diretora do CAPS AD III, Anelise Nunes Gorza, garantiu que a festa será animada. "Já está tudo pronto. Teremos muita música também. Inclusive, a oficina de musicoterapia realizou um ensaio hoje pela manhã".
Ainda segundo a diretora, essa é uma festa que resgata personagens e lendas presentes em nosso imaginário popular. "O objetivo é trabalhar as emoções através da música e de histórias populares, unindo o grupo em torno de um projeto comum, com uma linguagem também comum a todos. A cultura e a arte no cotidiano de um CAPS AD opera como um catalisador de emoções e sentimentos que, com suas alegorias, nos dizem que podemos sonhar, sorrir e nos expressar sem medo de sermos julgados".
O Caps está situado à rua Amélia da Cunha Ornelas, 566, em Bento Ferreira.