Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mais segurança na capital: Guarda de Vitória recebe aprovados em concurso

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Aula inaugural do curso de novos guardas municipais
Aula inaugural do curso para novos guardas municipais.

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) ganhou reforço. Após 12 anos, a corporação realizou um concurso público, que já está na reta final. Em breve, cerca de 100 novos agentes estarão nas ruas da capital, promovendo mais segurança e consolidando os bons resultados já alcançados recentemente, como a redução de 49% no índice de homicídios e 70% em roubos em comércio em relação ao ano passado.

Já foi dado o pontapé para o Curso de Formação de Guardas (CFG), cuja abertura foi realizada nesta terça-feira (5), no auditório da Prefeitura de Vitória. As primeiras aulas teóricas já acontecerão a partir da próxima segunda-feira (11). Quem ministrou a aula inaugural foi o promotor do Ministério Público do Espírito Santo Leonardo César, que prendeu a atenção dos alunos. Toda a organização foi realizada pela Gerência de Formação e Apoio Psicossocial (GFAP), Annelise Alves.

Ao todo, 112 alunos aprovados nas demais fases da seleção participarão das aulas. O curso de formação é a última etapa do concurso público e tem caráter eliminatório. Durante os próximos quatro meses, os alunos passarão por uma intensa preparação com aulas teóricas e práticas, abordando temas como direitos humanos, legislação, defesa pessoal, primeiros socorros, policiamento comunitário, ética, técnicas operacionais e uso progressivo da força.

Leonardo Duarte
Aula inaugural do curso de novos guardas municipais
Aula inaugural do curso para novos guardas municipais.

Emoção

Na abertura do curso, Jizelly Sacht acompanhava a mãe, dona Paulina Sacht Damascena, de 74 anos, que foi prestigiar a neta Nawhanda Jesus Damascena. "É uma conquista grande para a minha sobrinha estar aqui. O curso vai exigir muito dela, mas sabemos que é muito dedicada e que vai ter o sucesso de se tornar guarda municipal", conta a tia.

Já a avó se encheu de lágrimas ao falar da neta. "Foram horas e dias dentro do quarto estudando, nem sair pra comer essa menina saía. Eu que ia lá e levava comida. Tô muito feliz por minha neta", contou.

Na plateia, também estava o Ronaldo Lima, que foi o convidado pelo irmão, o aluno Daniel Gonçalves Lima. "A nossa trajetória de vida foi muito difícil. Viemos da Bahia para o Espírito Santo em busca de melhores oportunidades e agora meu coração explode de felicidade em ver meu irmão realizando sonhos", disse.

Valorização

Ao dar boas-vindas à nova turma, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o compromisso da gestão com a valorização da segurança pública: "Depois de 12 anos, um novo concurso para somar aos investimentos e à infraestrutura que entregamos para a área da segurança de Vitória. Agora, estamos investindo em pessoas, em profissionais que vão reforçar o cuidado com a nossa cidade. Desejo a cada um de vocês uma formação sólida, com foco na ética, no respeito e na proteção de vidas", afirma.

O secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, reforçou a importância da qualificação para o exercício da função. "Vocês estão iniciando uma jornada de responsabilidade e transformação. Ser Guarda de Vitória exige preparo técnico, equilíbrio emocional e paixão pelo serviço público. Aproveitem cada aprendizado", orientou.

Já a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, lembra que a corporação é referência no estado e está em constante modernização. "Vocês chegam em um momento de avanço, com investimentos em tecnologia, equipamentos e valorização profissional. Sejam firmes, comprometidos e conscientes do papel que vão assumir diante da sociedade", disse a comandante.

Formação

O Curso de Formação de Guardas é realizado na Academia de Segurança Urbana da Semsu e tem carga horária superior a 800 horas, conforme as diretrizes da matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Esta será a primeira turma a receber treinamento integral da Academia da Guarda de Vitória, que já realiza as demais capacitações e atualizações do efetivo atualmente.

"A Guarda de Vitória chegou em um patamar em que já possui seus próprios instrutores e que qualifica rotineiramente seu efetivo. Agora, vamos moldar os futuros guardar para manter a qualidade do serviço prestado pela nossa instituição", descreveu Annelise Alves, gerente da GFAP.
Ao final, os alunos aprovados serão nomeados e passarão a integrar, oficialmente, o efetivo da Guarda Civil Municipal de Vitória.