Um médico, de 46 anos, foi detido ao tentar atropelar, de carro, guardas municipais enquanto fugia de uma blitz, na noite desta quarta-feira (6), em Santos Dumont, Vitória. Por meio de teste de bafômetro, foi constatado que ele havia ingerido bebida alcoólica.
O fato aconteceu durante uma fiscalização de rotina da Guarda Cívil Municipal de Vitória na Avenida Marechal Campos. Segundo o relato da equipe, o médico conduzia uma Mercedes-Benz C180 e realizou uma manobra de retorno ao avistar o ponto de bloqueio montado pelo Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória.
"Como é padrão, mantivemos a equipe em alerta para casos de motoristas que tentam se esquivar das fiscalizações em razão de alguma irregularidade. Ao alcançá-lo, o motorista acelerou o veículo contra nós. Foi necessário nos esquivarmos para não sermos atingidos", descreveu o guarda municipal Louzada, do GTO.
Ele estava de motocicleta junto com o colega, também motociclista da Guarda de Vitória.
Diante da ameaça, um dos guardas realizou um disparo contra os pneus do carro e atingiu um dos dianteiros.
Mesmo com o pneu furado, o motorista continuou em alta velocidade pela Avenida Marechal Campos, sendo acompanhado pelos motociclistas.
A fuga terminou em frente à Delegacia da Polícia Civil, no bairro Bonfim, onde o veículo foi interceptado. No interior do carro, os guardas municipais encontraram uma lata de cerveja aberta.
"Ele admitiu ter ingerido bebida alcoólica antes de dirigir e, por esse motivo, afirmou ter tentado evitar a abordagem. Foi oferecido o teste do bafômetro, que apontou o resultado de 0,16 mg/L de álcool por litro de ar expelido, configurando infração de trânsito", descreveu Louzada.
O médico foi encaminhado à 1ª Delegacia Regional de Vitória, onde o caso foi registrado e o autor, apresentado às autoridades competentes. O veículo foi removido ao pátio credenciado.
Fiscalizações
Blitze como essa fazem parte da rotina operacional da Guarda Civil Municipal de Vitória e têm refletido diretamente na segurança no trânsito da capital.
Dados do Observatório de Segurança Pública apontam que as mortes no trânsito caíram 41% entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, a ação demonstra o comprometimento da Guarda de Vitória em proteger vidas no trânsito. "Beber e dirigir sãouma combinação perigosa e criminosa. Com os investimentos em capacitações constantes, as equipes da Guarda de Vitória agem com técnica e responsabilidade. As fiscalizações em pontos estratégicos da cidade são constantes e visam preservar vidas. Cabe aos motoristas respeitarem as regras e entenderem que segurança no trânsito é dever de todos", reforçou o secretário.