Memorial da Paz sedia exposição de gravuras "Impressões e Memória"
Publicada em
Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Carlos Antolini
Exposição acontece no Memorial da Paz até o dia 4 de maio
O Memorial da Paz, na Praça do Papa, sedia, desde a última terça-feira (15), a exposição coletiva de gravuras "Impressões e Memória". A mostra reúne cerca de 30 trabalhos dos artistas André Magnago, Camila Nunes, Jocimar Nalesso, Marcela Dantas, Mônica Neves Leão, Rick Rodrigues, Tatiana Dalla e Thiago Arruda.
A exposição é uma iniciativa do Núcleo de Produção Cultural Boca de Forno - projeto de extensão do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - em parceria com a Prefeitura de Vitória. A entrada é gratuita.
Estão em exposição trabalhos recentes de alunos e ex-alunos do Centro de Artes, para a qual foram utilizadas as diversas técnicas da produção de gravuras em papel. O resultado é uma seleção de obras que expressam sensibilidades e promete agradar ao público.
"É um prazer abrirmos um dos nossos espaços culturais para receber uma exposição dessa importância, reunindo artistas já consagrados e novos talentos. Além disso, essa mostra também fortalece a relação de parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Ufes", disse a secretária municipal de Cultura em exercício, Andreia Carvalho.
Muros
A coordenadora do Núcleo de Produção Boca de Forno, Cláudia Colares, destacou: "Esse projeto leva para fora dos muros da universidade essas produções acadêmicas e, dessa forma, promove o acesso da comunidade às obras de arte". Cláudia elogiou o espaço do Memorial da Paz e adiantou que outra exposição já está a caminho para ser inaugurada em maio, em outro espaço da Semc, o Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador), com trabalhos em arame do artista Flávio Pimentel.
"Meu sentimento é de felicidade em participar dessa exposição, nesse espaço tão importante. É um prazer também para nós, que estamos fazendo gravura há algum tempo, dividir uma exposição com essa geração nova que está aí deslanchando com linguagem própria", comentou o artista plástico André Magnago. André apresenta obras em linólio, gravuras sobre papel em que trabalhou várias etapas como desenho, entalhe sobre madeira e impressão.
Surpresa
"Esse espaço para mim foi uma grande surpresa. É limpo, bonito, estou impressionado e feliz pela oportunidade de expor aqui", disse Thiago Arruda. Camila Nunes mostra, pela primeira vez, trabalhos com linhas a partir de matriz de metal. Rick Rodrigues apresenta uma série de retratos, enfocando "expressões do tempo", trabalhadas a partir de uma matriz plástica, ao mesmo tempo em que presta homenagem à memória do seu pai, Paulo Rodrigues.
"Essa é uma realização para mim. É uma satisfação pessoal expor aqui no Memorial da Paz junto com meus colegas. É também um incentivo para eu continuar a contar minhas histórias, sempre ligadas à infância no interior", disse Tatiana Dalla. Ela mostra litografias inspiradas em penas.
Serviço
Exposição de gravuras “Impressões e Memórias”
Onde: Memorial da Paz – Praça do Papa, Enseada do Suá.
Quando: visitação até 4 de maio. De terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados e domingos, das 12 às 16 horas.