Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mercado São Sebastião vai movimentar região de Jucutuquara

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Rafael da Silva Paes Henriques


Rafael Paes
Fachada Mercado São Sebastião
O Centro Municipal do Artesanato irá acomodar 14 boxes que serão destinados a exposição e comercialização de produtos, além de restaurante

Depois de quase duas décadas fechado, o Mercado São Sebastião está prestes a trazer de volta à região de Jucutuquara o glamour dos tempos em que o espaço era um centro de compras frequentado por pessoas de todos os bairros de Vitória e motivo de orgulho e ponto de encontro para os moradores do entorno. O Mercado São Sebastião deverá abrir seus portões no segundo semestre para se tornar o Centro Municipal do Artesanato.

O novo Centro Municipal do Artesanato Mercado São Sebastião foi pensado pela Secretaria de Trabalho e Geração de Renda (Setger) e pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), levando em consideração as sugestões e propostas apresentadas pela comunidades do entorno do mercado, lideranças dos setores artísticos e culturais do município e experiências desenvolvidas em outros cidades do país. 

"A criação do Centro Municipal do Artesanato, no Mercado, contribuirá para que o artesanato produzido no Espírito Santo seja inserido como peça relevante para a economia do município. Apoiar esse segmento significa promover o aumento da renda familiar, em prol da constituição da cidadania", destaca o secretário do Trabalho e Geração de Renda, Domingos Sávio Gava. O novo Centro Municipal do Artesanato Mercado São Sebastião é vinculado à Setger.

O espaço

 

Rafael Paes
Fachada Mercado São Sebastião
O Mercado São Sebastião trará de volta à região de Jucutuquara o glamour dos tempos em que o espaço era um centro de compras

O Centro Municipal do Artesanato irá acomodar 14 boxes que serão destinados a exposição e comercialização de produtos; um espaço para um restaurante/bar/lanchonete com depósito para alimentos e bebidas, cozinha e depósito de resíduos; banheiros para funcionários e visitantes/clientes com acessibilidade para cadeirantes; e refeitório para funcionários.

O Centro Municipal do Artesanato - Mercado São Sebastião reunirá, no mesmo local, espaços de exibição e comercialização do artesanato capixaba.

"O Mercado tem ainda o objetivo de promover, na medida do possível, a efetiva integração das atividades artesanal e turística, de forma economicamente viável, tendo em vista que o espaço não será destinado somente para comercialização de produtos, mas também será um espaço de cultura em geral, com programação cultural que inclui música, exposição de arte e outros tipos de manifestações artísticas, além de um espaço gourmet", comentou a gerente Nádia Aparecida Caser.

Nádia ressaltou, ainda, que o Centro Municipal do Artesanato servirá como um espaço para o fortalecimento do segmento artesanal, incentivo à organização do setor e promoção da geração de trabalho e renda tornando-se importante e necessária à criação de um espaço de exposição permanente e comercialização do artesanato produzido no Estado.

"Por isso e ainda por ser um monumento histórico tombado pelo município, a criação do Centro, no espaço do antigo Mercado São Sebastião, pretende garantir a permanência sócio-cultural do Mercado dando continuidade à memória coletiva e inserindo-o, definitivamente, no contexto turístico do Estado do Espírito Santo", finalizou.