Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mobilização em Resistência para controle de ratos, mosquitos e baratas

Publicada em | Atualizada em

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Desratização
Ação no bairro Resistência visa evitar a incidência de ratos

Um dia você resolve fazer a faxina em casa e descobre que ratos passaram por ali. Os indícios são conhecidos: saco de alimentos furados, livros roídos e até fios dos eletrodomésticos danificados. Entretanto, os estragos não param por aí.

Os bichos transmitem cerca de 55 enfermidades, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A leptospirose, por exemplo, é transmitida pela urina de ratos e causa febre, dores e, às vezes, hemorragias e mortes.

Atento ao problema, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) fará uma grande ação no bairro Resistência, neste sábado (27), das 8 às 12 horas. O objetivo é conscientizar a comunidade para a prevenção das doenças ocasionadas pela infestação de roedores, mosquitos e baratas, ocasionadas pelo acúmulo de lixo em vias públicas, terrenos baldios e residências.

Além da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participarão da ação as secretarias municipais de Serviços (Semse), Educação (Seme) e Assistência Social (Semsa) e a Associação de Moradores de Resistência. A Semse fará limpeza e fiscalização dos pontos viciados de lixo e de terrenos baldios. A Semas trabalhará com as famílias acompanhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) sobre a higiene e limpeza de ambientes como quintais e o próprio interior das residências.

Concentração

A concentração será no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anízio Teixeira. Depois, a ação percorrerá as ruas do bairro até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares, com um desfile cívico "Juntos por um futuro melhor".

André Sobral
Desratização nos quiosques e proximidades da Curva da Jurema
Materiais educativos sobre os cuidados com o lixo doméstico e proliferação de insetos e roedores serão distribuídos para os munícipes

Materiais

Serão distribuídos materiais educativos sobre os cuidados com o lixo doméstico e proliferação de insetos e roedores. Também acontecerão apresentação de teatro e exposição de maquete sobre o combate e controle do mosquito da dengue.

Além disso, a Unidade de Saúde (US) de Resistência irá abordar o tema em reuniões com os grupos de usuários da rede municipal de saúde.

"Faremos essa ação pensando no bem-estar dos moradores do bairro Resistência. Mas é muito importante que o próprio morador entenda a necessidade de ter o cuidado com o seu quintal, sua residência. São pequenas atitudes, como verificar o horário que o caminhão do lixo passa na sua rua e não descartar o lixo fora desse horário", destaca a diretora do CVSA, Gabriela Gabriel de Almeida.

Depois da conscientização dos moradores e recolhimentos do lixo acumulado em ruas e terrenos baldios, o CVSA fará, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, aplicação de raticida em bueiros e bocas de lobo para o controle dos roedores.

Cuidados

O CVSA orienta também que comerciantes e moradores do bairro tomem medidas de desratização na área interna das residências e edificações. Indica, ainda, alguns cuidados que podem contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas:

  • Acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados para evitar acesso de animais;
  • Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo e em local adequado;
  • Manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
  • Recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite;
  • Eliminar, cobrir ou telar recipientes que acumulam água;
  • Limpar semanalmente recipientes e estruturas que podem conter água, como bebedouros de animais domésticos.