Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mucane comemora 23 anos como espaço de valorização da cultura negra

Publicada em | Atualizada em

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Exposição de trabalhos no Mucane
Mucane traz exposições e diferentes trabalhos para valorizar a cultura negra

Voltado para a valorização da cultura negra, o Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) comemora, no mês de maio, 23 anos de existência. Inaugurado em 13 de maio de 1993, o local é um espaço de convergência de serviços destinados à população negra, com cursos e oficinas de formação artística, debates e exposições sempre voltadas para reafirmar a história e a identidade negra.

Para comemorar o aniversário, o espaço vai receber a apresentação da Associação de Capoeira Ganga Zumba, liberada pelo mestre Cabral. Na programação, samba de roda, maculelê, puxada de rede e capoeira. A festa acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 19 horas.

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, disse que o Mucane é um importante espaço de exercício da cidadania e democracia. "O Mucane merece os parabéns pela relevância cultural no que ele produz, veicula e simboliza nesses 23 anos de história. Capaz de revelar a história e a cultura afrodescendentes, bem como expressar todas as suas influências, o Mucane é um espaço em que a cidadania e a democracia passam a ser exercidas efetivamente. É um museu vivo, pronto para receber quem quer participar decisivamente daquilo que se chama sociedade, respeito, trabalho, tradição - ou seja, vida em seu sentido mais amplo".

Importância

Para o coordenador do espaço, Welington Barros Nascimento, a importância do local vai além da sua dimensão histórica. "Destaco a singularidade, pois existem poucos museus no Brasil voltados para a temática étnico-racial. O objetivo é que o Mucane seja um lugar de encontro das diferentes manifestações de raízes culturais afrobrasileiras".

O espaço se tornou um local de afirmação nas questões formativas em relação às demandas étnico-raciais. "As exposições temporárias e seus programas educativos, as oficinas culturais, o curso de qualificação em dança afro cênica e a biblioteca Joaquim Beato são exemplos de ações importantes que estão em curso, dentro de um contexto de políticas de ações afirmativas desenvolvidas pelo município de Vitória", afirmou o coordenador.

Referência

Em 23 anos de história, Wellington acredita que o Mucane virou uma referência para a comunidade negra. "Destaco o simbolismo enquanto espaço de resistência dos ativistas do movimento negro, o sentimento de pertencimento do espaço por parte da comunidade negra, possibilitando o diálogo e a interação concentrando parte expressiva das histórias, das memórias e da cultura da população afrodescendente capixaba".

Biblioteca

Inaugurada em setembro de 2015, com o objetivo de dar maior visibilidade à importância da cultura dos negros e à sua influência no Brasil, a biblioteca Joaquim Beato reafirma a proposta do Mucane de atender a uma demanda diversificada sobre as relações étnico-raciais no que se refere ao trabalho educativo sobre o antirracismo no Brasil.

Com 443 títulos no acervo, as publicações tratam desde questões sociais e de religiões de matriz africana até a literatura contemporânea, como o escritor Mia Couto. O espaço é voltado para o desenvolvimento do saber, com políticas de ações afirmativas de reparação, de reconhecimento e de valorização da história da cultura dos negros. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

Fraga Ferri
Exposição Congo entre nós
Mostra de imagens "O Congo entre Nós" está em cartaz no Mucane até o dia 20 de maio

Exposição

Em cartaz até o dia 20 de maio, a mostra "O Congo entre Nós" é uma oportunidade de conhecer, por meio de 25 imagens, as bandas de congo de Timbuí, Mirim São Benedito e Mirim Santa Clara Estrela Guia, do município de Fundão, além das indumentárias usadas pelos grupos nas manifestações festivas. A exposição é realizada pelo programa Entre Comunidades, da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes, e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas, e aos sábados, das 12 às 16 horas.

Serviço

Aniversário de 23 anos do Mucane - com apresentação da Associação de Capoeira Ganga Zumba
Quando: 13 de maio, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro
Entrada gratuita