Mucane recebe seminário sobre autonomia e relações institucionais dos negros
Publicada em
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi
Elizabeth Nader
Seminário no Mucane vai abordar como se dão as relações institucionais das entidades e lideranças do movimento negro com o Estado
O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) recebe neste sábado (28), das 13 às 18 horas, o seminário "Movimento Negro Brasileiro: autonomia e relações institucionais", promovido por diversas organizações do movimento negro capixaba.
O evento contará com a participação do professor doutor em Educação Gustavo Forde e da professora mestre em História Mirian Cardoso, com mediação de Welington Barros, que é presidente estadual da Unegro.
O seminário é preparatório para o Encontro Estadual de Negros e Negras "Construindo a Unidade Negra", que acontecerá em maio de 2018. O objetivo é debater como se dão as relações institucionais das entidades e lideranças do movimento negro com o Estado. Problematizar essas questões e buscar alternativas são os desafios que estão colocados na contemporaneidade.
"O evento se faz urgente, pois, mesmo 129 anos após a Abolição da Escravatura, negros e negras continuam sub-representados nos espaços de poder. Ainda que um conjunto de políticas de ações afirmativas tenham sido desenvolvidas nas últimas duas décadas e órgãos de promoção da igualdade racial tenham sido criados, inclusive com a instituição de um Ministério, as desigualdades sociorraciais persistem", disse Wellington Barros.
Entidades organizadoras: APNs – ES, Beleza Negra Guarapari, Coletivo Afoxé, Coletivo Feminista Vitória, Coletivo Juvenil, Afro-Talentos, Coletivo Palavra Negra, NAFRICAB – UFES, NEABI-IFES, Quilombo Raça e Classe (ES) e UNEGRO – ES. As inscrições são gratuitas no local.
Serviço
Seminário "Movimento Negro Brasileiro: autonomia e relações institucionais"
Quando: 28 de outubro, sábado, das 13 às 18 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” – Mucane - av. República, nº 121, Centro