Museu do Pescador expõe Ícones da Cultura no Festival da Torta Capixaba
Publicada em
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semc
Barcos da Festa de São Pedro serão comercializados no evento
Divulgação Semc
Formação ensinou os alunos a criar vários produtos ligados à cultura capixaba, como tambores e casacas
O núcleo produtivo "Ícones da Cultura Capixaba" irá apresentar e comercializar seus produtos durante o Festival da Torta Capixaba. O público vai poder conferir os produtos entre quinta (29) e sábado (31), das 10 às 15 horas, na praça do Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador), na Ilha das Caieiras.
As peças de confecção artesanal - em miniaturas - representam a identidade da cultura capixaba. Entre os ícones expostos, estarão mastros de São Benedito, estandartes, barcos da Festa de São Pedro, tambores e casacas.
"Estamos dando continuidade ao fomento da tradição, por meio de atividades como os ícones populares, símbolos da história da cidade. Dessa forma, fortalecemos a cultura popular do município", disse Lena Côgo, coordenadora do Circuito Cultural, projeto que organiza as oficinas que resultam nos trabalhos expostos.
Oficina
A proposta da oficina "Ícones da Cultura Capixaba" é de potencializar o processo criativo de diferentes comunidades por meio do artesanato. Na oficina, são utilizados materiais reaproveitados de caixas de feiras, retalhos e outros refugos, primando pelo compromisso ambiental.
As aulas foram ministradas pelo artista Wander Silva de Oliveira, popularmente conhecido como "Sagrilo", e propuseram o ensino e a produção desses produtos, em formato de souvernirs utilitários.
Em 2017, as formações aconteceram no ateliê do mestre Valdemiro Sales, em Goiabeiras, e no Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras.
Exposição
Dentro da programação cultural do Festival da Torta Capixaba, o público poderá conferir, das 9 às 17 horas, a exposição "Solidão de Náufrago", mostra coletiva em cartaz no Museu do Pescador. A coletiva dá continuidade ao trabalho iniciado com a exposição "Copo de Mar", que reapresentou ao público, em 2017, obras premiadas nos Salões do Mar.
A exposição apresenta as obras "Instantâneos", de Hélcio Queiroz, vencedor do 3º Prêmio no 4º Salão Capixaba do Mar, em 2002; e "Boias para Náufragos", de Sérgio Câmara, que ficou com o 3º Prêmio no 6º Salão Capixaba do Mar, em 2004.