Publicada em 15/08/2011, às 16h55

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui

Nesta quinta-feira às 20h: Mercado da Música recebe o jazz de Zé Moreira


Imagem Divulgação
Zé Moreira
Zé Moreira esteve envolvido com dois movimentos de muita popularidade no Espírito Santo, o congo da Roda D'Água e o jazz da Curva da Jurema

Natural de Vila Velha e radicado em Vitória, Zé Moreira esteve envolvido com dois movimentos de muita popularidade no Espírito Santo, o congo da Roda D’Água e o jazz da Curva da Jurema.

Zé Moreira é a atração, desta quinta-feira (18), no Mercado da Música, a partir das 20h. O show tem entrada franca.

Instrumentista, compositor, arranjador e cantor autodidata, Zé Moreira é também filho de Santo das giras de Candomblé. Sempre desfrutou da presença do jazz e dos tambores, mistura que resultou num encontro rítmico com uma grande sofisticação harmônica.

No dia 25 de outubro de 2001, no palco do Severina de Laranjeiras, Rio de Janeiro, Zé Moreira, ao lado de Robertinho Silva (bateria e percussão) e Ney Conceição (baixo), lançou seu disco Feito à Mão.

A faixa “Não tinha nada que”, do mesmo disco, foi gravada no álbum “Jaquedu” de Robertinho Silva e Ney Conceição. Além disso, a mesma faixa foi gravado na França pela cantora Manú Le Prince, em seu álbum “Madrugada”.

Em 2009, junto com o baterista e percussionista Robertinho Silva, lançou o disco Padedê de Sararás.

O disco é todo feito de canções de Zé Moreira gravadas apenas por ele nas cordas e Robertinho Silva nas percussões, refletindo bem a continuidade de sua carreira e o tempero mágico de um dos maiores bateristas e percussionistas do mundo.

O projeto

Brunella França
Mercado da Música com Julie Koidin
O Mercado da Música já recebeu a flautista e escritora americana Julie Koidin, que se apresentou junto ao grupo Carne de Gato

O projeto Mercado da Música é uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Trabalho e Geração de Renda.

“Com esta iniciativa, atendemos um público diverso. Nossa programação contempla vários nomes da música capixaba, pois é objetivo do projeto valorizar os nossos artistas. Mas também já tivemos atração nacional, e pretendemos trazer outros artistas para engrandecer ainda mais o Mercado da Música”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

Além das atrações capixabas, já passaram pelo Mercado da Música os cariocas do Choro Novo, que, após a apresentação, compuseram um chorinho em homenagem ao projeto chamado “Noites Capixabas”; e a flautista e escritora americana Julie Koidin, que se apresentou junto ao grupo Carne de Gato.

O Mercado

O Mercado São Sebastião é uma construção em estilo neocolonial de 1949. A estrutura abriga 14 boxes com artesanatos que vão desde especiarias, condimentos, licores e alimentos artesanais, até guias, mapas e lembranças tematizadas sobre Vitória e o Espírito Santo. O horário de funcionamento para comercialização de produtos artesanais é de terça a sexta-feira, das 14 às 20 horas, e, aos sábados, das 10 às 18 horas.

Serviço
Mercado da Música

Atração: Zé Moreira
Quando: quinta-feira (18), a partir das 20h.
Onde: Mercado São Sebastião, Av. Paulino Müller, s/n, Jucutuquara.
Informações: (27) 3132-2090.
Entrada gratuita.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)