Imprensa
Novos agentes da Guarda Municipal vão retomar apresentações do Teatro de Bonecos
Publicada em | Atualizada em
Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Os novos agentes da Guarda Civil Municipal puderam assistir pela primeira vez, nesta sexta-feira (1º), a uma apresentação do Teatro de Bonecos, um dos projetos sociais da instituição mais requisitados por escolas e empresas. Pelo menos seis agentes se interessaram pela iniciativa e pretendem dar continuidade ao trabalho de conscientização.
A peça "Desarme-se" foi encenada no auditório do Palácio Municipal. O público era formado, principalmente, por novos agentes e por aqueles que não conheciam o projeto. O objetivo da apresentação foi tentar reunir novos voluntários para a ampliação do Teatro de Bonecos.
Os guardas que apresentaram a peça não voltarão mais a atuar, pois já assumiram outros compromissos. Contudo, a vontade de manter ativo o espírito da iniciativa reuniu a antiga turma de manipuladores de bonecos para formar novos atores.
O público se encantou com a dinâmica da apresentação. Muitos se mostraram motivados a fazer o curso de manipulação de bonecos e tentar uma vaga no novo grupo que será formado. "Foi muito interessante ver o espetáculo, até porque mostra esse outro lado da instituição, que trabalha também a educação. Tenho vontade de fazer parte do projeto e mostrar também às pessoas que a Guarda trabalha a conscientização, além das outras atribuições diárias", ressaltou a agente de trânsito Menezes.
A agente de trânsito Samira disse que ficou sabendo do Teatro de Bonecos durante o curso de formação da Guarda, mas não tinha ideia da dimensão do trabalho. "Durante o curso de formação, nos foi apresentado o Teatro de Bonecos, mas nunca tínhamos visto uma apresentação. É muito interessante saber realmente como funciona, acaba sendo uma outra visão que a população tem da Guarda", disse.
Inscrições
Os guardas municipais de Vitória interessados em fazer parte do Teatro de Bonecos podem realizar as inscrições entre segunda (4) e quinta-feira (7), na Coordenação de Ensino e Formação, localizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).
O curso de formação terá 40 horas de duração e ocorrerá a partir do dia 11 de agosto, com oficinas de produção de texto, apresentação de histórias, manipulação e uso dos bonecos.
Projeto
O Teatro de Bonecos da Guarda Municipal utiliza cerca de 30 fantoches para despertar o interesse das crianças em assuntos como educação para o trânsito, violência, drogas, meio ambiente, saúde e cidadania. As apresentações acontecem em escolas, movimentos sociais e associações educativas. De forma lúdica e criativa, os roteiros e peças são montados pelos próprios agentes.
Agente Mirim
Também de segunda (4) a quinta (7), estarão abertas as inscrições para o projeto Agente Mirim, que abrange oficinas e dinâmicas realizadas em escolas por agentes de trânsito da Guarda Municipal. O objetivo é fazer com que as crianças entendam os riscos no trânsito e ajam para melhorar a convivência entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, diminuindo conflitos e acidentes.
Os agentes mostram aos alunos o funcionamento das viaturas e outros equipamentos de fiscalização e de orientação do trânsito. Uma das atividades previstas é uma caminhada em volta da escola para observar a sinalização e o comportamento das pessoas e dos carros.
Mais informações sobre as duas inscrições podem ser adquiridas com a Coordenação de Ensino e Formação pelo telefone (27) 3382-6478.

