Publicada em 10/09/2014, às 10h51 | Atualizada em 10/09/2014, às 10h51
Por Carol Madureira, com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop)
Obras na avenida Leitão da Silva já trazem melhorias para bairros do entorno


As obras de ampliação da avenida Leitão da Silva, que começaram no primeiro semestre deste ano, já trazem mudanças significativas para os bairros do entorno da via. Uma nova rede de água foi instalada e, até a próxima semana, a rede de esgoto também será substituída.
Além dessas melhorias, as novas galerias também começaram a ser assentadas. Segundo a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), 19 galerias duplas já foram colocadas em toda a extensão da via, o que já aumenta a vazão de água e acaba com os transtornos provocados pelos alagamentos no local.
A obra faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e busca minimizar as retenções de fluxo, congestionamentos e, principalmente, melhorar a segurança dos pedestres, motoristas e ciclistas com a criação de ciclovia, reabilitação das calçadas, cobertura da galeria, criação de mais uma pista de rolamento em cada sentido da avenida e melhoria na drenagem. O sistema BRT (corredor exclusivo de ônibus) também será implantado na via.
Informações
Enquanto os serviços estão em andamento, a Prefeitura de Vitória desenvolve várias ações para manter comerciantes e moradores do entorno da Leitão da Silva bem informados sobre o cronograma de execução, além de receber propostas dos mesmos com sugestões para minimizar os impactos causados.
"Durante todo o período de obras na Leitão da Silva, a Prefeitura de Vitória tem um papel importante que é cuidar da população da capital para que a mesma possa desfrutar dos benefícios da obra sem sofrer os impactos causados pela mesma. Assim, realizamos várias ações, como o plantio de árvores, designamos um secretário para fazer a articulação com a comunidade e também com todas as secretarias envolvidas, além do Papo da Cidade, que sempre está no local ouvindo a população e informando sobre tudo que acontece durante a obra", explicou o assessor de Projetos Especiais da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges), Sergio Peterle.
Papo da Cidade
A equipe do Papo da Cidade acompanha de perto as obras e periodicamente tem encontros com comerciantes da avenida Leitão da Silva, além de moradores do entorno. "Nosso objetivo é sempre alinhar as informações sobre o andamento das obras, além de monitorar as demandas para minimizar os impactos. Somos o canal direto com os comerciantes e moradores do entorno", explicou a gerente de Relações Públicas da Prefeitura, Veruska Pinheiro.
Matéria relacionada
Oito bairros do entorno da Leitão da Silva estão ganhando mais de 800 árvores