Publicada em 10/04/2019, às 14h21
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Oficinas no CCTI de Jardim da Penha promovem qualidade de vida para idosos


Vinte oficinas são oferecidas diariamente para os idosos que frequentam o Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha.
São elas: alongamento; artes e variedades; bordado livre e contemporâneo; condicionamento físico; coral (musical); dança de ritmos; flauta; ginástica com elementos; ginástica localizada; hidroginástica; informática; molde vazado; oficina da memória; percussão (musical); pintura em tela; prática de conjunto (musical); relaxamento muscular; teatro; teclado (musical) e violão.
O objetivo das atividades é promover o fortalecimento de vínculos e contribuir para o desenvolvimento e o envelhecimento saudável dos idosos.
Violão
Maria Alice Gomes Margon, 71, aprendeu a tocar violão no CCTI. "Nunca tinha tocado uma nota. Tocar acalma meu coração. Toco em casa para meu marido e meus nove netos. Estou até pensando tocar na comemoração dos nossos 50 anos de cassados".
"Meu pai me despertou para a música desde pequeno. Fazia quadrinha na roça e ficava muito contente. Toco violão aqui desde 2014, além de frequentar a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), onde toco percussão, e o Mucane, onde faço aula de cavaquinho", comentou Luiz Santiago, 78.
Convivência
O educador social Darlon Vacarri vivencia música há 34 anos e dá aula no CCTI. Ele destaca a convivência com os idosos: "Eu já havia dado aulas particulares de musicalização infantil. Quando decidi iniciar no CCTI, em 2014, já me identifiquei com os idosos no segundo dia. Vi alguns sedentários, depressivos e com Alzheimer. Ao longo do tempo, eles tiveram evoluções gradativas com a música e os familiares reconhecem o nosso trabalho. Isso, para mim, é uma conquista diária. Aprendo muito com eles, principalmente que tudo na vida tem o tempo certo de acontecer. É uma troca e uma gratidão diária conviver com eles".


Dança
Já a oficina de dança promove o desenvolvimento físico e mental dos idosos. "A dança é tudo para mim. Alimenta a nossa autoestima, o nosso corpo, a nossa alma e o espírito. Enquanto estiver viva, quero continuar a dançar e ser feliz", disse Lea Destefani, 80 anos.
Transformação
"Impressionante como a música e a dança têm esse poder de despertar e transformar as pessoas. O CCTI tem diferentes atividades para promover o convívio social e melhorar a saúde física e mental desses idosos", disse a assistente social Soraia de Assis Carvalho.
Hidroginástica
"Há quatro anos, o médico me recomendou fazer hidroginástica pois tinha problema de coluna. Hoje em dia, quase nem sinto tanto", disse Graça Janete da Silva, 64.
"A hidroginástica é uma atividade física que promove inúmeras melhorias para a terceira idade. Por ter baixo impacto, eles podem desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e o cognitivo. A atividade promove qualidade de vida através do lúdico e o convívio social entre eles", ponderou a educadora de Educação Física Karen Rodrigues.
Fortalecimento de vínculos
"O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa a idosa tem como prioridade ofertar a convivência social para que haja melhora na qualidade de vida. São ofertadas diariamente variadas oficinas, onde eles têm trocas de experiências e vivências nessa fase da vida. Com isso, eles se transformam em agentes dinâmicos no seu processo de envelhecimento", declarou Érika Fortuna, coordenadora do CCTI de Jardim da Penha.
Calendário
Confira as próximas oficinas a serem oferecidas no CCTI de Jardim da Penha:
- Oficina de flores
- Oficina de bonecas
- Oficina de arte abstrata
- Oficina de bijuteria
- Oficina de colcha de retalhos.
O CCTI de Jardim da Penha fica na rua Saturnino Rangel Mauro, nº 503, ao lado do Le Buffet Longe. Telefone: 3227-9951. O local funciona das 7h às 17h30.

