Imprensa
Ônibus Rosa no combate à covid-19 e influenza antes da final da Libertadores
Publicada em | Atualizada em
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Enquanto Flamengo e Palmeiras não entravam em campo, em busca do título da Copa Libertadores e do passaporte para o Mundial de Clubes, teve fila para embarcar no time dos imunizados contra Covid-19 e Influenza, na Praia do Canto, neste sábado (27).
A ação da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Coordenação Estadual da Mulher em Situação de Violência, o ônibus rosa, desta vez, foi usado para reforçar a campanha de imunização da capital, que é destaque na vacinação contra a Covid-19. Ao todo, foram aplicadas 108 vacinas contra a Covid-19 e outras 100 contra a Influenza.
A primeira a receber a vacina, no local, foi Maria das Graças Gomes dos Santos, 66 anos, dona de casa. “Achei muito legal. Vim tomar a dose de reforço e foi ótimo, mais fácil de tomar a vacina assim”, elogiou.
Já o torcedor e estudante Pedro Henrique de Souza Rocha, 24 anos, carimbou as duas vacinas no cartão. “Já não tem mais desculpa para dizer que não conseguiu agendar, que não conseguiu marcar. É chegar e tomar a vacina, é muito importante que todos sejam imunizados”, destacou.
A dentista Ludmila dos Santos Lima, 44 anos, também aproveitou a ação para garantir a dose de reforço. “Nota 10 a iniciativa, muitas pessoas não estão conseguindo agendar e essa ação é uma mão na roda, literalmente”, pontuou.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve no local acompanhando a vacinação, junto com a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.
“Fizemos essa experiência hoje, foi sendo um sucesso, trouxemos esse posto móvel para o Triângulo das Bermudas, com o ônibus rosa. Experiência exitosa, em parceria com o Tribunal de Justiça, que cedeu o veículo. Esse sucesso mostra que estamos no caminho certo, imunizando ainda mais a nossa população”, afirmou o prefeito.

Destaque na vacinação
A secretária reforçou que Vitória há diversas estratégias para ampliar o número de pessoas imunizadas, como abrir unidades de saúde com horário estendido, vacinar aos sábados e feriados, com agendamento e sem agendamento, entre outras.
“Hoje, estamos aproveitando o evento para disponibilizar esse serviço. Mas identificando uma necessidade, vamos avançar nessa possibilidade de ter o ônibus em outros locais”, disse.
Foi ofertada a primeira dose do imunizante para adolescentes entre 12 e 17 anos e para pessoas com 18 anos ou mais; segunda dose da AstraZeneca e Pfizer, para pessoas que receberam a primeira até 09/10; segunda dose da CoronaVac, para pessoas que receberam primeira há 28 dias ou mais; dose de reforço para pessoas de 18 a 59 anos, que receberam a segunda até 07/07; dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, que receberam a segunda dose até 07/09 e, para Imunossuprimidos que receberam segunda há 28 dias.
Vitória é referência na vacinação contra a Covid. Já foram aplicadas 714.527 doses da vacina contra a Covid, sendo 329.050 da primeira dose, o que representa 109,5% da população adulta vacinada, 307.787 da segunda dose e dose única, o que representa 101% totalmente imunizada, e 77.690 doses de reforço.
Até o momento, 86% dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos foram imunizados e 87% da população idosa recebeu a dose de reforço.

Operação inédita no trânsito
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) autorizou a interdição total das ruas Joaquim Lírio (entre a Rua João da Cruz até Rua Selimo Vieira Gomes), ruas Selimo Vieira Gomes, Manoel Gonçalves Carneiro até a Avenida Saturnino de Brito, no bairro Praia do Canto, neste sábado (27), das 9 horas, até as 6 horas deste domingo (28), para a “Transmissão do Jogo da Copa Libertadores da América: Flamengo x Palmeiras”.
A Prefeitura está realizando ações de diversas secretarias, com interdições, e 126 servidores trabalhando na cidade para acompanhar as movimentações principalmente em Praia do Canto, Jardim da Penha e Jardim Camburi.
Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) estão fazendo diversas blitze. “Pedimos que as pessoas vão até o local com transporte contratado, como táxis e por aplicativo. Queremos garantir a tranquilidade da população", ressaltou o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.
O trânsito está desviado pelas vias adjacentes. O estacionamento de veículos nos dois sentidos da Rua João da Cruz (trecho entre a Avenida Saturnino de Brito até Avenida Rio Branco), está interditado. A orientação da Setran é que condutores e pedestres redobrem a atenção, pois a expectativa é de grande movimentação de pessoas.
Por conta do jogo, há uma equipe para atender a rotina do Disque-Silêncio, e uma equipe extra em áreas com eventos e maior quantitativo de pessoas.