Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Pacientes serão atendidos por cardiologistas do CME no curso de Manejo Clínico

Publicada em

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Curso de Manejo CLínico

Durante o mês de novembro, o Curso “Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde” abordará temáticas relacionadas à Cardiologia.

“Nesse módulo os médicos poderão acompanhar o atendimento a pacientes previamente agendados pela regulação municipal. Esta é uma oportunidade de vivenciar na, prática, situações clínicas relacionadas à cardiologia, alinhando conceitos e condutas entre médicos da Atenção Primária e especialistas”, disse Thais Cohen, secretária de Saúde de Vitória, que acompanhou o atendimento na tarde desta quarta-feira (10).

A paciente Leonice Judião teve a sua primeira consulta com cardiologista. “A endocrinologista me encaminhou pois tenho diabetes e pressão alta. E eu não sinto nada. A médica disse que essa é a mais preocupante. Meus pais morreram jovens e também tinham pressão alta. Aí fiquei preocupada e resolvi procurar atendimento médico”, explicou..

Os encontros ocorrem nos ambulatórios do Centro Municipal de Especialidades (CME - Vitória) e tem os cardiologistas do serviço, Anderson Patrick Lucki, Marcela Perini Lemos da Cunha, Cintia Oliveira Ribeiro Murad e Karine Lessa Santos Costa, atuando como facilitadores.

Serão ofertadas 20 turmas, cada uma com quatro horas de duração. O curso “Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde” terá sequência em 2022.

Curso

A estratégia pedagógica a ser utilizada envolve leitura prévia pelos participantes de Linhas Essenciais de Cuidado (LEC`s) alusivas às temáticas abordadas nos encontros, que serão entregues antecipadamente aos alunos. Estas Linhas de Cuidado serão elaboradas a partir do Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade da Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade.

O processo de aprendizagem será eminentemente prático, com trabalho em subgrupos, simulação de situações (manipulação/exame físico) e estudo de casos na ETSUS, nas instituições parceiras ou no Centro Municipal de Especialidades Vitória em ambulatórios com atendimento a pacientes encaminhados pela Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), com mediação de profissionais especialistas na condição de facilitadores do processo de aprendizagem.

Esta ação educativa é desenvolvida em parceria com a MULTIVIX, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade de Vila Velha (UVV), Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).