Tranquilizante natural e alívio de cólicas são alguns dos benefícios adquiridos com o uso do xarope de guaco com hortelã e do suco de capim cidreira com limão. Essas dicas foram ensinadas pela médica Henriqueta Sacramento na oficina de xaropes fitoterápicos que aconteceu nesta quinta-feira (6), às 15 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles.
A oficina é uma ação do Projeto Educação Ambiental e foi oferecida aos pais dos alunos com o objetivo de orientar sobre o uso correto de plantas medicinais e o preparo de chás e xaropes caseiros.
"Eles não causam efeitos colaterais e as crianças aceitam muito bem. Já há comprovação científica de que eles ajudam a soltar catarro e diminuir a tosse; além de ter um efeito antialérgico natural", afirma a médica Henriqueta sobre os xaropes fitoterápicos.
Gisele Oliveira dos Santos Correia é uma das mães que participou da oficina. Para ela, o uso das plantas é muito importante e ela decidiu ter uma horta própria. "Pretendo fazer uma horta em casa, para ter as plantas quando eu precisar. A partir da oficina, já colocarei em prática. Já tenho até o lugar, só falta mesmo plantar", diz a dona de casa.
Além de aprenderem a fazer o suco e o xarope, as mães também tiveram a oportunidade de participar da produção de um óleo de alecrim para o corpo, que é estimulante e alivia fadigas musculares do dia-a-dia, atuando também como repelente e aliviando a coceira provocada picadas de insetos.
O Projeto
'Educação Ambiental' é o projeto desenvolvido pelo CMEI Cecília Meireles, com o objetivo de tornar o aprendizado das crianças mais prazeroso. Durante o ano todo são oferecidas palestras e oficinas aos alunos e aos pais, ensinando-os sobre o uso correto de plantas e a importância de se desenvolver uma consciência ambiental.
"O projeto é muito bom, faz a gente crescer e ajuda as crianças em casa. Eles aprendem na escola e agente exercita em casa", contou Jaciara Oliveira, outra mãe participante do Projeto.