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Parceria com Tribunal de Contas vai qualificar ainda mais a gestão na Educação

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Elizabeth Nader
Reunião de Orientação do Termo de Ajustamento da Gestão (TAG) em Educação
Reunião para Orientação do Termo de Ajustamento da Gestão (TAG) em Educação. (ampliar)
Elizabeth Nader
Reunião de Orientação do Termo de Ajustamento da Gestão (TAG) em Educação
Reunião para Orientação do Termo de Ajustamento da Gestão (TAG) em Educação. (ampliar)

Com foco na melhoria da educação pública da capital, a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, e o procurador-geral do município, Tarek Moysés Moussallem, estiveram presentes junto a representantes dos municípios da região metropolitana e o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) em uma reunião realizada para a construção coletiva do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Educação, a ser assinado pelos municípios e o governo do Estado.

O objetivo comum é que as redes públicas de ensino melhorem resultados de aprendizagem, adotem um padrão mínimo de qualidade do ensino e um bom ambiente educacional, em relação à infraestrutura.

"São pontos importantes que estamos aqui para discutir, como a cessão de servidores, a gestão escolar, e com contribuições dos gestores, dos procuradores e do Tribunal de Contas, sempre em busca da educação de qualidade para os nossos estudantes", destacou a secretária Juliana. A reunião ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, em Santo Antônio.

Os objetivos do TAG são a eliminação da concorrência entre as redes da educação básica municipal e estadual; a otimização e o reordenamento das redes da educação municipal e estadual; a definição de critérios mínimos exigidos para a escolha do gestor escolar; e a criação de uma câmara regional de compensação para disponibilização de servidores entre as redes de educação básica.

Melhoria na aprendizagem

Fechando o encontro, o conselheiro do TCE-ES Rodrigo Coelho agradeceu a colaboração com o debate e a adesão dos gestores.

"Diante de tantas questões verificadas nas fiscalizações, o órgão de controle não pode 'não fazer nada', sob o risco de perder a sua razão de existir. O ambiente do TAG é para resolver problemas. Não é fácil, teremos desafios enormes, mas eles se tornaram urgentes, pela falta de capacidade de atuação no tempo passado. A gente precisa ter generosidade de olhar para o futuro, sem procurar culpados. Vamos fazer a nossa parte", frisou.

Ele acrescentou que esta medida acompanha a diretriz atual do TCE-ES.

"O nosso presidente, conselheiro Rodrigo Chamoun, quando assumiu o cargo, fez questão de trazer para o Tribunal, no planejamento estratégico, prioridade na análise de políticas públicas de educação e saúde. A gente qualificou, fortaleceu a presença do Núcleo de Educação, regulamentamos o TAG agora em fevereiro, e o foco é o interesse público na melhoria da aprendizagem, das relações sociais e da qualidade de vida da população", concluiu.

Gestão escolar

Estado e municípios deverão apresentar à Corte de Contas critérios mínimos exigidos para a escolha do servidor que desempenhará as funções relativas à gestão escolar. Tais critérios deverão ser objetivos, impessoais e contemplar as competências e habilidades necessárias para desempenho das respectivas atribuições. O TCE-ES observou que, atualmente, apenas 3% dos diretores são escolhidos por processo seletivo, e outros 12% por eleição.

Entre os critérios mínimos exigidos, o TAG estabelece que será necessário a participação em curso de formação para gestão escolar. Já para a manutenção do servidor no desempenho da função, no mínimo, deverá ser exigido um critério capaz de aferir e medir as ações do gestor na indução da participação dos estudantes nas avaliações externas, nacionais e/ou estaduais, de aprendizagem.

Câmara de compensação

Com objetivo de preservar a progressão dos servidores em suas respectivas carreiras e as gratificações a que fazem direito, o TAG prevê a criação da Câmara Regionalizada de Compensação, a fim de minimizar os impactos com deslocamento dos servidores entre as redes.

Hoje o processo de cessão de professor, por exemplo, é feita individualmente e o profissional para de progredir na carreira. Assim, o servidor poderá atuar em apenas um município, no caso de mais de um vínculo, concentrando sua atuação e mantendo a valorização da carreira.

Fiscalizações

Para a elaboração da proposta do TAG, o Tribunal de Contas do Estado considerou os resultados de fiscalizações, como a que apontou qual a estrutura das escolas capixabas. Algumas das fragilidades encontradas foram: a falta de padronização das unidades escolares e, em diversas situações, a inadequação da infraestrutura das unidades; a falta de padronização e profissionalização do modelo de gestão escolar e a falta/insuficiência de avaliações e monitoramento que indiquem o grau do rendimento escolar do estudante.