Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Pessoas que cumprem penas alternativas concluem projeto Exercendo Cidadania

Publicada em | Atualizada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Formação projeto Exercendo Cidadania
Participantes do projeto Exercendo Cidadania vão receber certificados na Casa do Cidadão

Os participantes da 23ª turma do projeto Exercendo Cidadania recebem nesta quinta-feira (18), às 19 horas, no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, a certificação do curso “Formação Básica em Direitos Humanos”.

O curso, que tem uma carga horária de 93 horas e duração de dois meses, é voltado para pessoas que cumprem penas alternativas por crimes de menor potencial ofensivo (infrações com pena de até quatro anos).

Durante o curso, os integrantes são levados a refletir sobre temáticas diversas: "Introdução aos Direitos Humanos", "Diversidade e Equidade de Gênero"; "Direitos da Pessoa com Deficiência"; "Direitos da População em Situação de Rua"; "Direitos da Criança e do Adolescente"; "Diversidade Religiosa"; "Direitos da Pessoa Idosa"; "Política de Saúde para o Uso de Álcool e Outras Drogas"; "Prevenção das DST’s e Aids"; entre outras.

Oportunidade

O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destaca a importância do projeto. "Trata-se de uma oportunidade para que o apenado seja protagonista de uma nova construção de sua identidade enquanto sujeito de direitos e na vida em comunidade, potencializando, dessa maneira, a autoestima individual e coletiva e o sentimento de solidariedade social", disse.

Criado em 2008, o projeto Exercendo Cidadania é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), e o Tribunal de Justiça, por meio da 5ª Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema). A previsão é de que uma nova turma seja iniciada no dia 1º de julho.