Publicada em 25/05/2023, às 18h05 | Atualizada em 25/05/2023, às 18h26

Por Bárbara Bueno Sá (barbara.saeira$4h064+pref.cdtiv.com.br), com edição de Andreza Lopes

Pibic Jr 2023: programa para estudantes seleciona 10 projetos


Bárbara Bueno Sá
Encerramento Pibic Jr 2022
Encerramento Pibic Jr 2022

Em um esforço contínuo para promover a ciência e incentivar jovens talentos, a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), anuncia a seleção de 10 projetos promissores do Pibic Jr 2023, que visa envolver os estudantes em atividades de pesquisa científica durante o ensino fundamental. O objetivo principal é despertar o interesse pela ciência, identificar e potencializar talentos e contribuir para a formação de futuros profissionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

A seleção dos projetos foi realizada por uma comissão composta por dois representantes da CDTIV e três representantes do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT). Os critérios de seleção incluíram a aderência ao tema deste ano, "Gamificação e Robótica na cidade de Vitória/ES ", metodologia, bem como a interação com a comunidade, a qualificação do orientador e tempo de existência do projeto.

Os projetos selecionados abrangem uma ampla variedade de áreas científicas, como: turismo inteligente, economia sustentável, segurança pública, mobilidade e acessibilidade, práticas pedagógicas, socioambiental até saúde e bem estar.

Os 10 projetos selecionados para o Pibic Jr deste ano são:

1) Projeto: Cultivando Sabedoria: Gamificação na Horta Escolar e Competição Pela Alimentação Saudável
Orientadora: Patrícia Gonçalves Galvão
Nome da Escola: Emef Rita de Cássia Oliveira
Resumo do Projeto: A partir da horta construída em 2022, o projeto deseja alinhar essa ideia com o tema de gamificação. Por isso, busca-se analisar o impacto de estratégias gamificadas associadas às atividades da horta escolar na relação dos alunos com a alimentação saudável, além de analisar se tais estratégias estimulam maior engajamento da comunidade escolar na conservação, cuidados e manutenção da horta.

 2) Projeto: Conhecer para preservar a riqueza do nosso quintal: nosso querido manguezal
Orientadora: Carla Carvalho de Aguiar
Nome da Escola: Emef EJA Prof. Admardo Serafim de Oliveira
Resumo do Projeto: O projeto busca desenvolver e disponibilizar uma plataforma digital de turismo ecológico inteligente utilizando gamificação para promover a interação de visitantes com os manguezais de Vitória/ES, visando conscientizar sobre a importância da preservação desse ecossistema, bem como coletar dados relevantes para aprimorar o planejamento socioambiental e o engajamento dos visitantes na conservação dos manguezais.

3) Projeto: A Escola de Inovação de Vitória, ES: Robótica, fabricação digital e metodologias ativas (Re)inventando a Educação
Orientador: Daniel M. dos Santos
Nome da Escola: Escola de Inovação / Centro de Ciência, Educação e Cultura (EI / CCEC)
Resumo do Projeto: O objetivo do projeto é compreender os impactos/benefícios sociais, ambientais e econômicos da geração de energia eólica, construindo um protótipo de turbina de vento, a partir da aprendizagem de conceitos de robótica e fabricação digital. Pretende-se, neste projeto, trabalhar os conceitos de sustentabilidade, energia limpa, mudanças climáticas e prototipação. Trabalharemos processos que envolvem a robótica, pensamento computacional, modelagem 3D, processos e técnicas de impressão 3D.

4) Projeto: Robótica: uma metodologia ativa
Orientadora: Ketney Tonetti dos Santos
Nome da Escola: Emef Eber Louzada Zippinotti
Resumo do Projeto: Disponibilizar acesso à programação aos alunos, a fim de desenvolver habilidades para resolver problemas lógicos, despertando a criatividade. Aos alunos é oferecido suporte ao ensino e aprendizagem por meio de uma interface baseada em programação que promova a criatividade, a colaboração, o trabalho em equipe e a solução de problemas em um ambiente onde o limite é a imaginação do aluno a fim de solidificar uma aprendizagem teórico-prática e proporcionar aos alunos meios tecnológicos compatíveis ao desenvolvimento atual.

5) Projeto: Do lixo a sustentabilidade socioambiental: utilização da Cultura Maker e da Robótica Sustentável como estratégia para a elaboração de uma maquete de um condomínio de casas populares no município de Vitória
Orientadora: Érica Milena de Souza
Nome da Escola: Emef EJA Prof. Admardo Serafim de Oliveira
Resumo do Projeto: Elaborar uma maquete de conjunto habitacional planejado com uso de técnicas da arquitetura sustentável capazes de agregar em sua construção os princípios da sustentabilidade socioambiental, a acessibilidade e o uso de tecnologias limpas como meio de minimizar os impactos negativos provocados pelas construções no ambiente urbano.

6) Projeto: A robótica sustentável
Orientadora: Andressa Paula de Oliveira
Nome da Escola: Emef TI Izaura Marques da Silva
Resumo do Projeto: Analisar de que forma a robótica sustentável pode ser utilizada como ferramenta de ensino-aprendizagem para preparar o estudante para os desafios do mercado de trabalho do século XXI --desenvolvimento de competências para resolução de problemas, cultura maker e criatividade. Criar ações sustentáveis que possibilitem a preservação do meio ambiente e da vida no planeta, e principalmente uma conscientização da população desse bairro, quanto à destinação correta do lixo que por eles são produzidos.

7) Projeto: ECO JOGO - Escola Sustentável em construção
Orientadora: Maria da Penha Kopernick del Maestro
Nome da Escola: Emef Eber Louzada Zippinotti
Resumo do Projeto: Conhecer a percepção da comunidade escolar, a respeito das diferentes dimensões que constituem Sociedades Sustentáveis e sua relação com Escolas Sustentáveis; criar o Eco jogo: "Escolas Sustentável em construção", que possa ao mesmo tempo ensinar, informar e divertir a comunidade escolar, sobre questões socioambientais no contexto das Sociedades Sustentáveis; compreender o meio ambiente numa perspectiva integrada e integradora do currículo a partir das dimensões humanas, para além da dimensão ecológica.

8) Projeto: Programando ideias: a idealização, prototipagem e desenvolvimento de um robô autônomo por alunos da rede pública de Vitória
Orientadora:Victor de Luna Zottis Pierobom
Nome da Escola: Emef Edna de Mattos Siqueira Gáudio
Resumo do Projeto: O objetivo geral deste projeto é oferecer aos estudantes uma formação inicial na área de robótica e programação por meio da construção de um robô seguidor de linha, para que assim possam ter uma base em recursos tecnológicos, influenciando nas suas habilidades e letramento científico. Por meio da construção de um robô seguidor de linha, os estudantes terão de elaborar e resolver diversos problemas envolvendo áreas do conhecimento como Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

9) Projeto: PANapp: aplicação de metodologias ativas para o ensino-aprendizagem da lógica de programação através da Programação Visual em Blocos
Orientadora: Elizabeth Santos de Oliveira
Nome da Escola: EMEF Padre Anchieta
Resumo do Projeto: Aplicar metodologias ativas para incentivar o conhecimento sobre programação através de recursos tecnológicos disponíveis na escola (tablets e laboratório de informática), possibilitando que os estudantes desenvolvam habilidades como resolução de problemas e noções de causa e efeito, a partir do desenvolvimento do aprendizado sobre conceitos básicos da programação através da Programação Visual
em Blocos (Scratch e MIT app Inventor);.

10) Projeto: aRAPiando (arrepiando) na Língua Portuguesa: uma gamificação de abordagens linguísticas, gramaticais e discursivas nos textos de rappers brasileiros.
Orientador: Kleber Teles Ribeiro
Nome da Escola: Emef Marieta Escobar
Resumo do Projeto: Desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa por meio da gamificação utilizando a plataforma educativa interativa classcraft com a fim de despertar o interesse dos alunos para a análise linguística, gramatical e discursiva de textos.

Os estudantes selecionados agora iniciarão seus projetos, trabalhando em colaboração com seus orientadores e pesquisadores da instituição. Ao longo do processo, eles terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de pesquisa, adquirir conhecimentos científicos e contribuir para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de estudo.

Formação

Marcus Gregório, Diretor - Presidente da CDTIV, ressalta o papel crucial do Pibic Jr, na formação dos jovens talentos da nossa cidade. "Através deste programa, estamos proporcionando aos estudantes do ensino fundamental a oportunidade de se envolverem ativamente em atividades de pesquisa científica, despertando seu interesse pela ciência e estimulando sua curiosidade intelectual desde cedo. A Prefeitura de Vitória e a CDTIV acreditam que investir na formação científica dos estudantes é investir no futuro da ciência e da inovação em nossa cidade. Ao proporcionar-lhes oportunidades para desenvolver seu potencial, estamos moldando uma nova geração qualificada e capaz de enfrentar os desafios e impulsionar o progresso científico e tecnológico", afirma.

Todos os alunos do projeto receberão uma capacitação, por meio de oficinas, abordando a Introdução a lógica de programação, Criação de Jogos com Scratch, Robótica com Arduino, Robótica com microbit e Meu 1º game no Construct 3, ofertadas pela CDTIV no evento ESX e que acontecerá no primeiro fim de semana de junho. Os temas de capacitação de cada projeto foram definidos próprios orientadores dos projeto.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)