Publicada em 18/07/2011, às 14h10 | Atualizada em 19/07/2011, às 17h45
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Prefeitura de Vitória implanta programa de ginástica laboral para servidores

Desde esta segunda-feira (18), servidores das secretarias municipais de Administração (Semad) e Coordenação Política (Secop) e a equipe de auxiliares de serviços gerais que atuam no Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura de Vitória) vão passar ter aulas de ginástica no ambiente de trabalho.
Essa é uma iniciativa do Programa Ginástica Laboral que está sendo implementado, como projeto-piloto nessas duas secretarias, pela Gerência de Saúde e Apoio ao Servidor da Semad.
Segundo a supervisora do programa Ângela Maria Ruas, a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, é uma das formas de promover a saúde dos servidores e de minimizar os riscos de lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
Inicialmente, o programa vai atender servidores da Semad que atuam no prédio da Prefeitura e todos os que atuam na Secop, além das auxiliares de serviços gerais que desempenham atividade no prédio central. O atendimento será feito nos turnos matutino e vespertino para dar oportunidade de todos os servidores desses órgãos.
Para Ângela Ruas, o objetivo da implementação da ginástica laboral é promover o relaxamento com alguns alongamentos e, principalmente, quebrar a rotina do ambiente tanto de quem trabalha sentado digitando, fica em pé ou abaixando e levantando.
Saiba mais
O que é ginástica laboral?
Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.
Quais são os benefícios oferecidos pela ginástica laboral?
A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.