Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Prefeitura firma parceria com EDP/Escelsa para poda de árvores em rede elétrica

Publicada em

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Janete Carvalho
Poda de árvores na Avenida Beira Mar
Trabalhadores passarão por treinamento para realizar a poda de árvores perto de redes elétricas

A harmonia entre árvores e rede elétrica foi o tema do workshop sobre arborização realizado com técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e Serviços Urbanos (Semse), empresas terceirizadas e a EDP/Escelsa, na sede da empresa, na última terça-feira (16).

Entre as decisões tomadas, estão a de fazer um treinamento específico sobre as diretrizes da Semmam e da Semse para a realização de poda nas árvores urbanas. Também ficou acertado que será publicada uma cartilha explicativa para a população com informações sobre como é feita a poda em via pública e como deve ser em propriedade particular e com um cronograma de podas necessárias para a manutenção da rede de energia, que será acompanhada pelos fiscais das duas secretarias municipais.

A gerente de Áreas Verdes da Semmam, Érika Merlotti, informou que, já na quinta-feira (24), está agendada uma reunião com a equipe da EDP/Escelsa para dar continuidade ao que foi proposto em reunião.

Orientação

No workshop, a técnica de Áreas Verdes da Semmam Maria Alice Soares Linhares apresentou algumas das diretrizes da Semmam/Semse para o corte de árvores e mostrou como um corte irregular pode prejudicar a espécie, não só de forma visual, mas podendo permitir a entrada de bactérias que podem levá-la a morrer.

Alice falou ainda sobre os estudos e as pesquisas realizados para inserir uma nova árvore em área urbana, lembrando que a Prefeitura não planta mais as espécies Flamboyant e a Acácia roxa, por não serem boas para as vias públicas. Ela ressaltou que algumas árvores estão plantadas na cidade há quase 100 anos.

O coordenador de Arborização e Paisagismo da Semse, Robson Rangel Freire, apresentou alguns exemplos de podas irregulares. Ele lembrou que vários moradores reclamaram da forma como a poda estava sendo realizada para a manutenção da rede elétrica.

Harmonia

O gerente da EDP/Escelsa, Márcio Costalonga, fez uma explanação sobre como funciona o trabalho da contratada na manutenção da rede e os cuidados para que galhos não encostem na rede. "É um passo inédito esta reunião, pelo menos nos últimos 15 anos", disse.

Para o diretor da EDP/Escelsa Fernando Peixoto Saliba, foi uma reunião muito importante pelo fato de buscar uma harmonia nas ações, permitindo um maior número de árvores na cidade e o atendimento à sociedade em relação à energia elétrica.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barbosa, reafirmou a parceria com a empresa, destacando que ela vem em um momento muito oportuno, quando está em discussão o Plano Diretor de Arborização.