Prefeitura oferece curso de gênero, raça e infância a jornalistas e estudantes
Publicada em | Atualizada em
Por Thiago Alves Pereira, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Vitor Zanotelli
Elizabeth Nader
Casa do Cidadão vai sediar curso voltado para jornalistas
Com a finalidade de incentivar a produção de pautas e matérias feitas com o recorte de gênero, raça, etnia e infância sem racismo ou preconceito, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realiza o Curso de Gênero, Raça/Etnia e Infância sem Racismo para Jornalistas, estudantes de Jornalismo e comunicadores populares.
O curso tem início nesta quarta-feira (1º) - das 18 às 21 horas -, sendo esta também a data de encerramento das inscrições, que já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail gpraca@correio1.vitoria.es.gov.br. No total, são 50 vagas, destinadas a jornalistas, assessores de comunicação, comunicadores populares e estudantes de Comunicação Social. As aulas acontecem no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, situado na Semcid (Casa do Cidadão).
O objetivo é contribuir para a educação continuada de jornalistas profissionais, ao fazer com que os alunos adquiram uma atitude crítica e reflexiva, baseada na ética e de caráter humanizador, para que assim possam produzir matérias qualificadas e com profundidade jornalística, dotadas de uma visão sem preconceitos em relação às parcelas da sociedade que muitas vezes são retratadas de forma discriminatória, como mulheres, a população negra, LGBT's e população de rua.
O curso será dividido em três módulos: "Infância sem Racismo e Diversidade", "Gênero, Raça e Etnia em Sociedade" e "Jornalismo, Ética e Diversidade". Além disso, haverá o lançamento do livro "Legião Negra",do jornalista Oswaldo Faustino, da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP) e o lançamento da 2ª edição do Prêmio Abdias do Nascimento, com Angélica Basthi, também membro da Cojira.
Para mais informações sobre o Curso de Gênero, Raça/Etnia e Infância sem Racismo para Jornalistas, basta ligar para a Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, por meio dos telefones 3382-6697 ou 3382- 6699.