Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Prefeitura volta a programar e monitorar poda de árvores em redes de alta tensão

Publicada em

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Árvore de Vitória
Técnicos passarão por treinamento para realizar a poda de árvores perto da rede elétrica

A poda de árvores em redes de alta tensão voltará a ser programada pela EDP/Escelsa com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e Serviços (Semse). A decisão foi tomada durante reunião entre representantes dos órgãos no início desta semana.

A reunião foi proposta pela Semmam e, segundo o secretário da pasta, Cleber Guerra, foi positiva, uma vez que a assimetria de poda realizada pelas empresas terceirizadas da EDP/Escelsa não vinha seguindo as diretrizes da secretaria. "Foi uma reunião muito produtiva, no propósito de aprimorar a parceria com a EDP", afirmou Cleber.

Entre as decisões tomadas, está uma ação conjunta compatibilizando a manutenção da rede elétrica de alta tensão com a arquitetura das copas das árvores, reduzindo, assim, o impacto visual. Outra ação é o treinamento sobre poda, a ser feito pelos técnicos da Semmam e da Semse para os técnicos e terceirizados da EDP/Escelsa.

Estes, por sua vez, darão treinamento sobre normas de segurança para os técnicos da Semmam que atuam no serviço de poda. As aulas serão realizadas nos próximos 15 dias. Ficou acertado ainda que a EDP/Escelsa terá acesso ao Inventário Georeferenciado das árvores em áreas públicas de Vitória.

Participaram da reunião o gestor operacional, Jorge Guerreiro, e os gerentes Geraldo Mellotti e Márcio Costalonga, da EDP/Escelsa, o secretário Cleber Guerra, a gerente de Áreas Verdes da Semmam, Érika Melotti, e o gerente da Secretaria de Serviços Urbanos, Leonil Dias da Silva.