Publicada em 11/05/2010, às 18h17

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Angèle Murad

Procon alerta empresário e profissional liberal para golpe da lista telefônica


Elizabeth Nader
TV Procon
O Procon orienta que caso o morador tenha recebido ligações de protesto de títulos, deve ir ao órgão averiguar a cobrança

O Procon Municipal de Vitória orienta a população, principalmente proprietários de pequenas empresas e profissionais liberais, para que fique atenta a um golpe que está sendo aplicado no Estado, chamado de "Golpe da Lista Telefônica".

O golpista faz uma ligação telefônica, informando ter um título a ser protestado em nome da empresa ou do profissional, e oferece a possibilidade de efetuar o pagamento com desconto por depósito em conta corrente.

Outra forma de aplicação do golpe é por e-mail, com o envio de mensagens em nome de falsos tabeliães de protesto ou como representante do Serviço Central de Protesto de Títulos (SCPT), e até em nome da Corregedoria Geral da Justiça, fazendo o mesmo tipo de cobrança.

O gerente do Procon de Vitória, Marcos Nati, afirma que algumas pessoas estão procurando o órgão para pedir ajuda depois que descobriram que foram vítimas do golpe. Ele alerta que o munícipe deve ficar atento quando receber qualquer tipo de ligação ou e-mail.

"O cidadão não deve passar nenhum tipo de informação por telefone ou e-mail, e deve ir pessoalmente ao local para averiguar a cobrança. Se isso não for possível, basta procurar o Procon para resolver a situação e tirar todas as dúvidas", explica.

O Procon de Vitória fica na avenida Maruípe, 2544, em Itararé. O munícipe também pode tirar dúvidas pelo Fala Vitória 156, ou ainda procurar a Delegacia de Defesa do Consumidor da Polícia Civil (Decom), no Centro de Vitória.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)