Publicada em 16/12/2022, às 12h50 | Atualizada em 16/12/2022, às 13h10

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Professores do programa Ensina Brasil apresentam boas práticas na rede de ensino


Leonardo Silveira
Programa Ensina Brasil
Leonardo Silveira
Programa Ensina Brasil

Jovens profissionais que chegam às escolas com a missão de desenvolver projetos, lideranças e impactar positivamente na comunidade escolar. A rede de ensino de Vitória, em 2022, recebeu 47 profissionais selecionados pelo programa Ensina Brasil, atuando em 16 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), localizadas em territórios de maior vulnerabilidade.

Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, bem como a relação desses profissionais com as unidades de ensino foram apresentados em forma de um seminário na noite desta quinta-feira (15), fechando as atividades do ano letivo.

Na Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos, em Inhanguetá, o destaque foi o projeto "Clube de Matemática", atividade desenvolvida pelo professor e ensina Rennan Cardoso. Em São Cristóvão, na Emef Orlandina D'Almeida Lucas, as professoras e ensinas Marina Castro e Mariana Lídia contaram um pouco sobre as experiências com os projetos "São Cristóvão Sustentável", "CuidArte", "Jovem Artista" e "Projeto de vôlei".

Envolvendo os professores e ensinas Felipe Brandalise, Karina Coelho, Jones Rosa, Renan Torres, Isadora Carvalho e Gislâine Cardoso, os projetos "Noventa MC" e "Dia da Cultura Marginal" foram as práticas apresentadas na Emef Maria Stella de Novaes, em Grande Vitória.

"Quero agradecer pela oportunidade de estar compartilhando ao final de dois anos como foram os projetos que desenvolvemos dentro da escola Rita de Cássia Oliveira. Nós chegamos e encontramos incentivo para fazer e acontecer. A escola é maravilhosa, lá, todas as sementes plantadas dão frutos. Desenvolver projetos e colaborar com ideias é maravilhoso", afirmou a professora e ensina Susana Nepomuceno.

Mobilização

A presença dos profissionais na escola agregou um movimento positivo, na avaliação da pedagoga Karine Gonçalves.

"O Ensina trouxe esse ar jovial para a escola. É tudo o que o pedagogo quer. A gente entrega pra galera do Ensina e o projeto acontece com muita vontade, fazendo a diferença na vida das crianças. Trabalhamos numa escola periférica. E quando o Ensina chegou, eles queriam que os projetos tivessem significado para crianças e ressignificasse aquelas vidas. Elas se debruçaram em conhecer a comunidade escolar. Os maiores projetos que tivemos de apoio aos estudantes foram feitos pelas ensinas e eu agradeço. A escola foi muito feliz com a presença delas, faz muita diferença", ressaltou.

"Falar do Ensina Brasil é um prazer, eu tive o primeiro contato enquanto era diretora. Fui me encantando com a possibilidade de metodologias diferentes, agregando boas práticas as nossas unidades de ensino, oxigenando as equipes, fazendo esse movimento ser potencializado. Enquanto secretária, eu quis trazer o Ensina Brasil para a rede. Findando dois anos de parceria, recebo pedidos para ter mais profissionais do Ensina na escola. Essa conquista é de vocês, que estão lá fazendo a diferença, mobilizando, trocando, aprendendo. Vocês não foram contratados para ser professores de sala de aula, vocês fizeram um processo seletivo para transformar o mundo. Essa é a educação que os nossos estudantes merecem, e é a educação que a gente acredita, a educação que faz aprender porque afeta. Muito obrigada por toparem esse desafio", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

"Saio daqui bem emocionado, tudo o que a gente sonhou naquele janeiro de 2021, quando trouxemos o programa para a rede de Vitória, foi visto aqui", avaliou André Marianno, coordenador do Ensina Brasil.

Fazendo a diferença

Os profissionais ensinas são contratados com carga horária total de 40 horas, divididas entre 25 horas em salas de aula regular com disciplinas específicas e 15 horas desenvolvem projetos com temáticas definidas de forma colaborativa com os estudantes e organizadas de forma intencional, objetivando à consolidação das aprendizagens. O destaque vai para as ações desenvolvidas visando ao protagonismo estudantil mediados pelas práticas docentes.

Subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos ressaltou a inovação e os movimentos necessários para uma educação que faça a diferença.

"A gente acredita numa educação que seja inspiradora, que tenha como foco os nossos estudantes. Os desafios são diários, mas precisamos de pessoas nas escolas que acreditem nos nossos estudantes. O movimento do Ensina Brasil na rede foi muito interessante. O programa traz uma inovação e a educação precisa disso, precisamos pensar essa educação transformadora. Temos muitos profissionais incríveis na rede, mas também é ótimo fazer esses movimentos para que os nossos estudantes queiram estar na escola, busquem esse passo de conectar, de juntar, de movimentar as escolas e os estudantes. Parabéns pelo trabalho e pela parceria", disse.

Um dos primeiros diretores a receber profissionais do programa Ensina Brasil, João Everaldo, da Emef Maria José da Costa Moraes, em São José, fez um relato sobre a experiência e as transformações que percebeu na escola.

"Eu topei falar sobre os ensinas porque foi um período de aprendizado. Quando os meninos chegaram, havia toda uma muvuca em torno do projeto. Fui conversar com eles, eram cinco ensinas. Foi uma experiência extraordinária pra mim, desafiadora, diferente. Até mais ou menos três meses, não apresentei o projeto aos professores. Eles foram entrando na escola, eles foram se integrando, e quando eles já estavam conectados, apresentei os cinco como ensinas. Eles já faziam parte da comunidade escolar. Eu tenho hoje dois ensinas que fazem um trabalho que dá um ar diferente à escola. Onde estou, eles estão comigo. Eles têm uma disponibilidade que é fora do comum. O Ensina veio para arejar, desafiar também. Mas a vida é feita de desafios. Quero deixar aqui o meu carinho muito grande. Alguns projetos na escola andaram porque tive o apoio deles. É um projeto que agradou muito à comunidade escolar", avaliou.

Na Emef em Tempo Integral Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, que passou a ofertar a modalidade tempo integral este ano, a presença dos ensinas também fez a diferença.

"Nossa escola se tornou de tempo integral no ano de 2022. Recebi duas ensinas da área de Artes para a unidade de ensino. São professoras que agregaram dentro do currículo do tempo integral. A gente vê essa diferença na escola, nós vemos a diferença que faz para os estudantes. E nós acreditamos nessa educação. Nós avançamos muito. Temos o que melhorar, mas estamos apaixonados pelo tempo integral e pelo programa Ensina Brasil", disse o diretor Ivan Lana.

Para 2023, o programa continuará fazendo parte da rede de ensino de Vitória.

Escolas onde os ensinas atuaram em 2022

  • Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio
  • Emef Edna de Mattos Siqueira Gáudio, em Jesus de Nazareth
  • Emef Eliane Rodrigues dos Santos, em Ilha das Caieiras
  • Emef Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro
  • Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos, em Inhanguetá
  • Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, em Ilha de Santa Maria
  • Emef TI Izaura Marques da Silva, em Andorinhas
  • Emef Maria José Costa Moraes, em São José
  • Emef Maria Stella de Novaes, em Grande Vitória
  • Emef Mauro Braga, bairro Santa Tereza
  • Emef Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina
  • Emef Orlandina D'Almeida Lucas, em São Cristóvão
  • Emef Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria
  • Emef Rita de Cássia Oliveira, em Resistência
  • Emef Tancredo de Almeida Neves, em São José
  • Emef Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D'Arc
Programa Ensina Brasil
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
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Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)