Projeto Cidadania Fundamental já atendeu aproximadamente 15 mil estudantes
Publicada em | Atualizada em
Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes
Radan Brendon
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Mattos Siqueira Gaudio, que fica em Jesus de Nazareth, tiveram a oportunidade de participar do Projeto Cidadania Fundamental, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Procon e Secretaria Municipal de Educação (Seme).
O projeto, que além de proporcionar formação cidadã aos alunos, visando fortalecer o exercício da cidadania por meio da educação em Direitos Humanos, também garante acesso à documentação civil básica, como às carteiras de trabalho e identidade.
Assuntos como a prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres, prevenção à gravidez na adolescência e violência sexual, relações étnico-raciais, consumo consciente e sustentável foram abordados de maneira lúdica durante a ação, que contou com apresentações de peças teatrais.
Cidadania Fundamental
Com início em 2010, o programa já atendeu quase 15 mil estudantes do 9º ano da rede de educação municipal de Vitória. Em todos os anos do projeto, todas as escolas municipais foram contempladas.
Em 2021, o Cidadania Fundamental foi desenvolvido entre os meses de setembro e novembro e até a última ação realizada, passou por oito escolas da capital. Neste ano foram atendidos 350 estudantes de 8° e 9° anos.
O encontro contou com presença prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e de outras autoridades da capital.
“Estou muito satisfeito em dar continuidade ao Projeto Cidadania Fundamental. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes de seus direitos, seus deveres e principalmente, cidadãos comprometidos com o bem estar da sociedade. Nós precisamos abraçar a luta de todos os assuntos abordados, mas estamos muito conscientes que só venceremos quando toda a sociedade estiver empenhada”, disse o Prefeito.
Importância do Projeto
A secretária da Semcid, Neuzinha de Oliveira, agradeceu toda a equipe que desenvolve o evento com as crianças e reforçou a necessidade do projeto para formar cidadãos de bem. “Nós estamos dispostos a trabalhar pelo bem estar da população, pela luta contra a violência doméstica e sexual. A construção de cidadãos conscientes e melhores se inicia desde cedo, por isso esse projeto é tão importante para a Semcid e para a sociedade”, afirma a secretária.
A Diretora interina da escola Maria Aparecida Rodrigues Campos agradece pelo projeto nas escolas com temáticas atuais. “Precisamos estar falando sempre sobre esses temas, que são relevantes para os estudantes. Agradeço à Semcid por trazer essa atividade à nossa escola”, diz Maria Aparecida.
"O projeto Cidadania Fundamental contribui para a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e para o fortalecimento do exercício da cidadania, por meio da criação de espaços de reflexão sobre diversas temáticas importantes para os nossos estudantes. Discutir temas tão complexos por meio da arte possibilita uma maior aproximação aos estudantes, abrindo um canal de diálogo que auxilia nas tomadas de decisões", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.