Publicada em 14/04/2022, às 18h05

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Projeto destaca a importância da biblioteca escolar


Foto Divulgação
Dia Nacional da Biblioteca - Emef RCO
Dia Nacional da Biblioteca na Emef Rita de Cássia Oliveira.
Foto Divulgação
Dia Nacional da Biblioteca - Emef RCO
Dia Nacional da Biblioteca na Emef Rita de Cássia Oliveira.

"Biblioteca escolar, um tesouro a sonhar". Esse é o nome do projeto desenvolvido com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, que fica em Resistência. O objetivo é criar um sentimento de pertencimento nos estudantes com o espaço da biblioteca, e também destacar o quão importante ela é para o conhecimento e aprendizado de todos.

A iniciativa partiu da bibliotecária da escola, Adriana Andrade, junto à equipe pedagógica da unidade de ensino, e envolve todas as disciplinas, o que tem resultado em várias atividades sendo desenvolvidas desde o início do ano letivo.

Para os estudantes das séries iniciais, por exemplo, estão sendo trabalhados contos e histórias infantis, destacando a figura do autor Monteiro Lobato como pioneiro da literatura infantil no Brasil. Por isso, com painéis coloridos proporcionando um ambiente lúdico, foi criado na biblioteca o "mundo mágico do Sítio do Picapau Amarelo", baseado na premiada série de livros, apresentando suas histórias, personagens e curiosidades.

Para finalizar, uma estudante do 3º ano está se preparando para realizar, na próxima semana, uma apresentação especial de encerramento. Ela irá apresentar aos colegas e profissionais da escola a música "Emília, a boneca-gente", da artista Baby do Brasil, que a compôs em 1979.

"Ela é feita de pano
Mas pensa como um ser humano
Esperta e atrevida
É uma maravilha
Emília, Emília", diz a letra.

Com os estudantes do 9º ano, em parceria com a professora Maristane Sales, foi realizada outra atividade. Elas selecionaram e apresentaram aos estudantes vários textos do gênero poesia e, depois, os estudantes construíram suas próprias poesias utilizando temas diversificados, como: família, futebol, escola, amigos, dentre outros. Toda essa produção foi exposta na biblioteca, em um mural.

Biblioteca escolar

A bibliotecária da unidade de ensino destaca que mais atividades serão realizadas, dentro do projeto. Muitas delas, inclusive, em alusão a datas comemorativas, como o dia do bibliotecário, em 12 de março, o dia nacional da biblioteca, dia 12 de abril, e o dia nacional do livro infantil, em 18 de março.

"O trabalho não para por aí, daremos continuidade no decorrer do ano. Teremos parceria com as disciplinas de práticas experimentais, trabalhando com frutas e verduras, por exemplo. Estamos com autorização da autora Andréa Espíndula dos livros Natureza e Capixabinha para incrementar essa ação. Temos também a parceria com o som da Banda Casaca. Nossa finalidade é tornar esse espaço lúdico e que seja um local em que nossas crianças viagem em aventuras e conheçam o mundo e sua história", destacou.

Foto Divulgação
Dia Nacional da Biblioteca - Emef RCO
Dia Nacional da Biblioteca na Emef Rita de Cássia Oliveira. (ampliar)
Foto Divulgação
Dia Nacional da Biblioteca - Emef RCO
Dia Nacional da Biblioteca na Emef Rita de Cássia Oliveira.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)