Projeto institucional "Era uma vez: Nossas Histórias, Nossas Identidades", desenvolvido com crianças do Cmei Nelcy da Silva Braga.
Foto Divulgação
Projeto institucional "Era uma vez: Nossas Histórias, Nossas Identidades", desenvolvido com crianças do Cmei Nelcy da Silva Braga.
O projeto institucional "Era uma vez: Nossas Histórias, Nossas Identidades" tem promovido importantes reflexões sobre valorização das diferenças entre as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nelcy da Silva Braga, em São Cristóvão. A iniciativa utiliza a literatura e atividades lúdicas para despertar o respeito e o reconhecimento das múltiplas identidades presentes no cotidiano.
Para a professora e articuladora de musicalização Kelly Cristina Oliveira, o envolvimento das crianças durante a contação de história foi um momento especial, tanto para os pequenos quanto para os profissionais. "Fiquei encantada ao ver as crianças se identificando com a narrativa, procurando machinhas e pintas no próprio corpo para representar os detalhes e marcas que cada pessoa tem. Ouvir elas reproduzirem trechos do livro foi uma experiência única que marca profundamente a vivência de cada uma delas", contou.
A professora de Educação Física, Camila Nascimento Barbosa, destacou a importância de trabalhar temas relacionados à identidade e às diferenças logo na infância. "Essas ações, sem dúvida, deixam uma marca duradoura na vida das crianças. Durante a leitura do livro 'Nossas Cores', foi emocionante ver as crianças explorando a diversidade dos tons de pele e participando da criação de uma paleta personalizada com seu próprio tom. Os olhinhos brilhando, os comentários e a atenção durante a contação foram simplesmente incríveis!", afirmou Camila.
A diretora Cleide Montemor de Carvalho ressaltou que o trabalho com a visibilidade das etnias é parte fundamental do projeto, que propõe um "Era uma vez" renovado. "Nosso objetivo é incentivar o reconhecimento da beleza em nossas próprias histórias e identidades, rompendo com a hegemonia dos contos europeus tradicionais. Este projeto é um convite para descobrir outros 'Era uma vez', repletos de diversidade e representatividade", explicou Cleide.
Durante uma das atividades, a professora Thaísa da Silva conduziu a leitura do livro "Nossas Cores", que convida à reflexão sobre as diferenças e semelhanças entre os tons de pele, promovendo o respeito à diversidade e a valorização da identidade. As crianças participaram ativamente da criação de tintas personalizadas para montar uma paleta de cores da turma, explorando misturas e entendendo que não existe apenas uma "cor de pele", mas muitas variações e nuances.