Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projeto Nau dos Mestres estreia em escolas municipais de Vitória com oficinas

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Foto Divulgação
Projeto “Nau dos Mestres” estreia em escolas municipais de Vitória com oficinas
Foto Divulgação
Projeto "Nau dos Mestres" estreia na rede de ensino de Vitória com oficinas

Na última quinta-feira (14), o projeto "Nau dos Mestres" realizou oficinas com os estudantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Prezideu Amorim e na EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire, marcando o início de uma importante iniciativa na Rede Municipal de Ensino de Vitória. O programa é fruto da parceria entre o Município de Vitória e a empresa FBF Cultural, com o apoio da Coordenação de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O "Nau dos Mestres" tem como objetivo ampliar o repertório metodológico dos educadores, oferecendo mais recursos para estimular, entre os estudantes do 6º ao 9º ano, a curiosidade, o pensamento crítico, lógico e o gosto pela experimentação científica. Por meio de um ensino baseado em projetos de experimentação, o programa promove uma aprendizagem criativa e investigativa, estimulando o trabalho em equipe e desenvolvendo habilidades como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia.

Além disso, o projeto integra conceitos das Ciências da Natureza com outras disciplinas curriculares, favorecendo competências essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos, como criatividade, pensamento sistêmico e raciocínio lógico.

Uma das grandes inovações do "Nau dos Mestres" é a entrega de mobiliários pedagógicos de acervos que funcionarão como laboratórios móveis equipados com livros e insumos para a realização de 24 experimentos científicos cada. Esses acervos permanecerão como patrimônio da Secretaria Municipal de Educação, garantindo continuidade e sustentabilidade ao projeto.

Ao todo, dez unidades escolares serão contempladas:

EMEF Orlandina D'Almeida Lucas
EMEF Neusa Nunes Gonçalves
EMEF Alberto de Almeida
EMEF Tancredo de Almeida Neves
EMEF Heloisa Abreu de Júdice de Mattos
EMEF João Bandeira
EMEF Prezideu Amorim
EMEFTI Anacleta Schneider Lucas
EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire
EMEFTI Eunice Pereira Silveira

Impacto e expectativas nas escolas

O coordenador da EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire, Cesar Silva Pego, destacou a importância do projeto para os estudantes da escola. "Fico muito feliz que nossa escola tenha sido contemplada com essa ação, principalmente por oferecer aos alunos a oportunidade de se expressarem e vivenciarem algo novo por meio da leitura, do conhecimento, da arte e da literatura", afirmou.

Já o professor de Educação Física Marcelo Torres Otero ressaltou a relevância de projetos como esse em uma escola de tempo integral. "Temos muitas atividades extracurriculares, além das aulas de português e matemática. Sempre que recebemos um projeto novo como este, é muito positivo para as crianças, que demonstram entusiasmo e participação. Além disso, conseguimos trabalhar diversos conteúdos dentro de um mesmo projeto, o que envolve vários professores, que também são contemplados", explicou.

Entre os estudantes, o entusiasmo também é grande. Nicolas Oliveira, de 8 anos, compartilhou sua experiência: "O projeto é muito bom! Eu gosto muito porque tem vários profissionais incríveis que ensinam conteúdos interessantes e divertidos. Estou aprendendo bastante e me sinto muito animado para participar. Muito obrigado por tudo!"

"O projeto Nau dos Mestres tem transformado a maneira como nossos estudantes se relacionam com as ciências. Ao invés da simples memorização, eles são convidados a investigar, criar hipóteses e aplicar conhecimentos de química, física e biologia para resolver desafios reais dentro de narrativas envolventes. Essa abordagem desperta curiosidade, estimula o pensamento crítico e mostra que aprender ciências pode ser algo vivo, prazeroso e conectado ao nosso cotidiano", destacou o Coordenador do Ensino Fundamental, Fabrício Rufino.

O projeto "Nau dos Mestres" prevê ainda a realização de encontros formativos com gestores e professores, além de oficinas nas escolas, fortalecendo a rede de ensino e ampliando o impacto da iniciativa.

Foto Divulgação
Projeto "Nau dos Mestres" estreia na rede de ensino de Vitória com oficinas
Foto Divulgação
Projeto "Nau dos Mestres" estreia na rede de ensino de Vitória com oficinas