Publicada em 19/11/2010, às 18h37 | Atualizada em 19/11/2010, às 18h37
Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui
Reta da Penha vai ganhar retorno na própria avenida e novas baias de ônibus

A avenida Nossa Senhora da Penha vai ganhar um retorno na própria via, três baias de ônibus, novas calçadas e todas as travessias com faixa de pedestre nas imediações da sede da Petrobras. A licitação para a contratação da empresa que fará a obra será aberta em breve. A previsão é que a obra comece em 2011.
Com a intervenção, quem segue pela Reta da Penha, sentido Centro, com o objetivo de retornar, não precisará entrar na Rua das Palmeiras. Bastará entrar no novo acesso, com duas faixas, atravessar a avenida, seguir pela nova rua que está sendo construída na área em frente a Petrobras, e poderá pegar a Reta da Penha, próximo a Favi, para ir para a Serra.
No sentido contrário, Centro-Serra, é só entrar na nova via na área da Petrobras e virar à esquerda no cruzamento da Reta da Penha. Com essa opção de retorno, o sinal de três tempos da avenida com o cruzamento com a Rua das Palmeiras passará para um de dois tempos, o que vai minimizar a retenção de veículos na via, promovendo mais fluidez.
Uma baia com capacidade para três ônibus simultâneos será construída na frente da escola Contec. As outras duas, com capacidade para 4 e 3 coletivos, ficarão na frente da nova sede da Petrobras. Dessa forma, o pedestre terá segurança no desembarque dos ônibus e também com a recuperação das calçadas do entorno. Toda a intervenção deve ser concluída ainda em 2011.