Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Rua da Lama será aberta à circulação de pedestres a partir desta terça-feira

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui, com edição de Josué de Oliveira


Diego Alves
Rua da Lama
Os pedestres vão poder circular pela Rua da Lama, que será fechada para os carros nos dias específicos

A tradicional Rua da Lama, em Jardim da Penha, será aberta à circulação de pedestres durante as noites de terça, quarta, quinta, sexta e sábado, começando já nesta terça-feira (19). Para lançar o projeto Rua Viva, uma grande programação cultural acontecerá a partir das 19 horas.

Com a Rua Viva, a avenida Anísio Fernandes Coelho (mais conhecida como Rua da Lama), ficará interditada entre a rua Alziro Zarur e a rua Tupinambás, numa extensão de cerca de 300 metros, durante as noites de realização do projeto, sempre entre as 20 e as 5 horas.

A proposta é humanizar a cidade, viabilizando a ocupação dos espaços públicos, como a Rua da Lama, com destaque para as atividades culturais ao longo da semana, cuja programação é preparada pelos próprios estabelecimentos da região.

Espaço para o turismo e família

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destaca que a abertura da rua será muito positiva para diversos setores. “Para o turismo, será possível receber melhor e com mais segurança os visitantes e moradores que vão aos bares e restaurantes e, também, participar das atividades culturais ofertadas lá. E o local passa a ficar mais organizado, pois a rua só para pedestre a agente evita a entrada de carros de som, trio elétrico em movimentos não autorizados”, apontou.

Ainda de acordo com o prefeito Luciano, a Rua da Lama vai ganhar melhorias na iluminação e passará a ser local de encontro das famílias. “A rua tem movimente espontâneo de jovens e universitários, que precisam ser preservados. Além disso, queremos aproximar as famílias do local. Buscamos uma cidade ocupada pelas famílias, por atividades cultuais e com iniciativas que melhorem o comercio e o turismo, gerando, trabalho, emprego e renda”, enfatizou.

Opção de lazer

"Vamos abrir a Rua da Lama para que o pedestre ocupe o espaço público, circulando entre os bares e restaurantes com mais tranquilidade, tornando a via mais uma opção de lazer da cidade, como parte do projeto Rua Viva", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda interino, Renzo Nogueira.

O secretário explicou que a medida, inicialmente, será adotada durante todo o período de verão e, se a proposta for bem-sucedida, poderá ser definitiva, como já acontece na região do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, nos finais de semana.

Segundo Renzo, os comerciantes da região estão de acordo com a iniciativa, sendo, inclusive, um pleito deles por ser a Rua da Lama um polo gastronômico da capital.

Transporte, segurança e iluminação

Durante os dias e horários de realização da Rua Viva, a avenida Anísio Fernandes Coelho (Rua da Lama) contará com floreiras e bancos para interação com o público.

As lâmpadas de luzes amareladas ou de vapor de sódio situadas nos postes da Lama e de ruas do entorno foram substituídas por luminárias de led ou vapor metálico, mais eficientes e econômicas. Além disso, uma iluminação cênica por projetores coloridos foi montada para deixar o local mais atrativo e humanizado.

Os pontos de táxis que ficam na Lama e a linha de ônibus 310 (Santo Antônio/Jardim Camburi), que circula pela via, serão remanejados para a rua lateral nos dias e horários de realização da Rua Viva. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vão continuar realizando ações integradas com rondas em toda a área.

Programação cultural

Para o lançamento da Rua Viva, nesta terça-feira (19), foi programada uma grande programação cultural, a partir das 19 horas, com as bandas Brazil Dub, Metteoro e Som de Fogueira, além do DJ Zappie Pimentel e uma exposição fotográfica do artista Pepe Silva.

Serviço
Lançamento da Rua Viva na Lama – Terça-feira (19)
19h - Abertura
20h - Brazil Dub
21h - Metteoro
22h - Som de Fogueira
DJ Zappie Pimentel.
Exposição Fotográfica por Pepê Silva.