Publicada em 19/09/2012, às 18h38
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Michelle Terra
Rua Dom Bosco, nova via de ligação entre Beira-Mar e Avenida Vitória, é aberta

Os motoristas que transitam em Vitória ganham, a partir desta quinta-feira (20), uma importante via que ligará dois corredores viários: as avenidas Beira-Mar e Vitória. O prefeito João Coser participa da solenidade de entrega, a partir das 9 horas, da reurbanização da rua Dom Bosco, no bairro Forte São João.
A rua foi ampliada e conta com duas faixas por sentido. Além disso, ganhou calçadas acessíveis, seguindo as diretrizes do Projeto Calçada Cidadã, canteiro central e estacionamento nos dois lados. São 140 novas vagas de estacionamento. A rua terá mão dupla. O prefeito vai conferir a reforma no espaço, que custou R$ 823.893,44. Em seguida, a rua será reaberta.
Quem vem do Centro pela Avenida Vitória poderá fazer a conversão à direita na rua Bom Bosco e retornar ao Centro. Ao final da via, também poderá seguir pela avenida Beira-Mar em direção à Praia do Canto. Quem segue pela Beira-Mar poderá acessar a rua Dom Bosco para pegar a Avenida Vitória em direção ao Centro ou à parte norte da ilha.
"Atualmente, as únicas ruas na região que permitem a ligação viária entre as avenidas Beira-Mar e Vitória são a Desembargador José Vicente, que é a do Hospital São Lucas, e a Raimundo Nonato, que é paralela. Cada uma em um sentido de direção. Com a mudança, poderemos melhorar a mobilidade na região, reduzindo os engarrafamentos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera.
O funcionamento da nova rua vai permitir a retirada de um semáforo da avenida Beira-Mar próximo ao Hospital São Lucas. A rua do hospital será exclusiva para o trânsito local e de ambulâncias. Os condutores que transitam por esta via não vão poder virar à esquerda em sentido ao bairro Praia do Canto. Só será permitida a conversão à direita em direção ao Centro.
Memória
A rua Dom Bosco era uma via utilizada como terminal intermunicipal de ônibus. No local, havia módulos de alvenaria com comércio ambulante. O espaço era perigoso e inseguro. Ele foi desativado em 2009 em função da construção dos terminais do Transcol de São Torquato, em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica.